Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993 https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd <p>A <em>Revista Educação Sem Distância</em> da Faculdade Unyleya tem como objetivo primordial promover a divulgação de artigos científicos de seus docentes, discentes, bem como de pesquisadores de outras IES que contribuam para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação a Distância.</p> pt-BR nicep@unyleya.edu.br (Luana Carneiro) esd@unyleya.edu.br (Suporte) Thu, 05 Jun 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DO FRACASSO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS. https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/213 <p>O presente artigo tem como objetivo, demonstrar a importância da Sociologia para o sistema de ensino nas escolas, enfatizando também a visão dos principais pensadores da Sociologia em relação à escola. É demonstrado neste artigo as perspectivas educacionais de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e Pierre Bourdieu, partindo destas perspectivas, argumenta-se o que pode ser considerado como fracasso escolar, conceituando-o e destacando três aspectos do mesmo, sendo estes: a evasão escolar, a repetência e a péssima qualidade de ensino.</p> <p>Além disso, é analisado sobre a contribuição da Sociologia para a compreensão do fracasso escolar, pois o mesmo é um fenômeno social, e por fim é apresentado neste artigo possíveis soluções para a questão do fracasso escolar.</p> Bruno Alves da Cruz, Graciete Dias Ponte Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/213 Thu, 05 Jun 2025 00:00:00 -0300 IMPACTOS DO ABANDONO E DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO - APRENDIZAGEM, SOBRE A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/217 <p>O abandono/evasão escolar no Brasil são problemas que afetam diretamente o desenvolvimento social e econômico do país e estão associados a fatores como dificuldades financeiras, desmotivação, e a falta de conexão entre o que se aprende na escola e fora dela.&nbsp;Sob a perspectiva da aprendizagem significativa com intuito de auxiliar o aprendiz a ter vontade de aprender conteúdos escolares se optou em destacar o valor desta aprendizagem em suas vidas a partir da exploração, entre outros aspectos, das experiências pessoais adquiridas fora da escola. Assim, foi realizado um curso de extensão visando transformar a prática docente de alguns estudantes de licenciatura em matemática evidenciando que o ensino escolar vai além de ensinar conteúdo, portanto, este estudo situa-se entre as pesquisas qualitativas do tipo pesquisa-ação.&nbsp;Observou-se que a intervenção além revelar conscientizações sobre causas e consequências da evasão/abandono escolar permitiu entender a necessidade da criação de estratégias eficazes para combatê-las.</p> João Paulo Laranjo Velho, José Roberto da Silva Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/217 Thu, 05 Jun 2025 00:00:00 -0300 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE SUBSTITUIÇÃO OU COMPLEMENTAÇÃO PELO USO MODAL CICLOVIÁRIO NO BAIRRO DA PENHA – RIO DE JANEIRO, BRASIL https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/228 <p>A crescente preocupação com a sustentabilidade e a redução da poluição sonora e atmosférica tem levado à busca por alternativas mais ecológicas nos negócios. As instituições de ensino superior são cruciais na adoção de meios de entrega menos poluentes, que se contrapõem aos tradicionais movidos a combustíveis fósseis. Este estudo teve como objetivo identificar oportunidades para substituir ou complementar as entregas urbanas de última milha no bairro da Penha, RJ, migrando do modal rodoviário para o cicloviário, visando diminuir o impacto ambiental. Buscou-se também analisar as vantagens e desvantagens dos veículos de propulsão humana e selecionar modelos adequados. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, bibliográfica e descritiva. Foram visitados 66 estabelecimentos comerciais na Penha, confirmando o uso de bicicletas para entregas e a viabilidade do modal, impulsionada pelo relevo plano e ruas secundárias com menor tráfego. A pesquisa revelou que a bicicleta reduz a emissão de gases poluentes e aumenta a eficiência energética. Diversos estabelecimentos comerciais já utilizam bicicletas dos três principais modelos para entregas, justificando-se pelas condições locais favoráveis, como relevo plano e vias secundárias com menor fluxo de veículos, essenciais para um deslocamento seguro.</p> Júlio Loureiro Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/228 Thu, 05 Jun 2025 00:00:00 -0300 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM RISCO IMINENTE OU UMA DÁDIVA DO PROGRESSO TECNOLÓGICO? https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/226 <p>Este estudo visa investigar se os avanços recentes em inteligência artificial, como o ChatGPT, representam uma ameaça à vida humana, conforme sugerido pela carta do <em>Future Of Life Institute</em>. Para isso, foram analisados os aspectos históricos da IA, os possíveis riscos dessa tecnologia emergente e os protocolos de segurança existentes. Como base teórica, contamos com a contribuição de especialistas renomados, incluindo o filósofo e historiador israelense Yuval Noah Harari e os brasileiros Muriel-Torrado (professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina) e Ronaldo Lemos (diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio). Utilizamos o método de revisão bibliográfica-documental e a história do tempo presente. Através do estudo, observamos as implicações éticas e econômicas que essa tecnologia pode gerar quando monopolizada e não regulada. Também identificamos que já existem protocolos estabelecidos, necessitando apenas de atualização, processo que já está em andamento.</p> Júlio César da Silva, Fernanda Correa Guimarães Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/226 Thu, 05 Jun 2025 00:00:00 -0300 COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS E PROFISSIONAIS https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/229 <p>Neste trabalho, busca-se descrever um estudo sobre as competências comportamentais e profissionais, destacando sua relevância no ambiente corporativo atual. Desenvolver e compreender essas habilidades, especialmente no contexto do trabalho em equipe, contribui para uma maior eficiência organizacional, satisfação dos colaboradores e adaptação bem-sucedida às mudanças e desafios diários de uma empresa. É essencial entender que, atualmente, as organizações devem priorizar as competências comportamentais, mais do que as técnicas, para alcançar sucesso em seus setores. Um profissional altamente qualificado, mas com o emocional negligenciado, pode ser menos produtivo, ter dificuldades de interação com colegas e causar desconforto no ambiente de trabalho.</p> Erica Corrêa Soares , Ana Shirley Morais Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993 https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/229 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300 “JUNTOS NO SÁBADO”: QUANDO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL NA MODALIDADE EAD É UM ATO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/231 <p>Com o intuito de ressignificar a formação inicial docente no curso de pedagogia, por meio de um atendimento educacional acessível e inclusivo, descrevemos a experiência do projeto "Juntos no Sábado". Suas ações amorosas e inclusivas partem do pressuposto de que o amor, além de uma dimensão romântica, é um ato político relevante diante das encruzilhadas da vida (Rufino, 2019). Como um gesto de resistência e transformação social (hooks, 2017), foi observado que as estratégias adotadas possibilitaram a constituição de redes de apoio e reflexão, bem como o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovem a proficiência, especialmente nas áreas de matemática e língua portuguesa.</p> <p>&nbsp;</p> Fabio Maia de Souza, Luciana Ferreira Furtado de Mendonça, Neilza Alves Barreto, Talita Campelo Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993 https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/231 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300 GESTÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – DESAFIOS E SOLUÇÕES. https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/233 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">A gestão financeira é um fator determinante para a sustentabilidade das micro e pequenas empresas (MPEs), que representam a maioria dos empreendimentos no Brasil e respondem por mais de 70% dos empregos formais. Apesar de sua relevância socioeconômica, as MPEs enfrentam entraves significativos, como deficiência no planejamento financeiro, fragilidade no controle do fluxo de caixa e restrições no acesso ao crédito. A ausência de práticas gerenciais estruturadas compromete a previsibilidade de capital de giro e conduz a decisões financeiras de curto prazo, frequentemente associadas a linhas de crédito onerosas. A limitação no acesso ao crédito é agravada pela informalidade, escassez de garantias e baixa maturidade financeira. Nesse contexto, a educação financeira configura-se como instrumento estratégico para a profissionalização da gestão, promovendo a adoção de ferramentas analíticas e tecnológicas, como softwares de controle financeiro. Ademais, políticas públicas voltadas à desburocratização tributária e à ampliação do crédito são fundamentais para o fortalecimento do ecossistema das MPEs. Este estudo examina os principais desafios financeiros enfrentados por essas empresas e propõe estratégias acessíveis e eficazes para aprimorar sua gestão financeira, evidenciando seu papel essencial no desenvolvimento econômico e na geração de emprego no país.</p> Matheus Santos Fidelis, Ana Shirley Moraes Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993 https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/233 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 -0300 INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS EMPRESARIAIS: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AOS NEGÓCIOS. https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/235 <p>O texto aborda as revoluções industriais que ocorreram ao longo dos séculos, com destaque para a mais recente, a Revolução da Indústria 4.0, que impactou e transformou as relações pessoais e interpessoais de trabalho. Exemplifica como essa revolução atual influencia e agrega valor não apenas às equipes, mas principalmente às tecnologias, habilidades, capacidades analíticas e empregabilidade. A pesquisa indica que, a cada revolução industrial, o perfil do trabalhador foi se modificando, e a preocupação do mundo corporativo com a qualidade do trabalho e os resultados é cada vez maior. Conclui afirmando que os colaboradores atuais devem saber utilizar as novas tecnologias e programas, além de se dedicar ao conhecimento técnico, processual e analítico, para manterem-se relevantes e indispensáveis no mercado de trabalho a médio e longo prazo. Foram utilizadas fontes baseadas em estudos científicos, livros e material online publicados.</p> Milene Alves de Oliveira , Ana Shirley Moraes Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993 https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/235 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 -0300