PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: Praticando a docência em distintas modalidades

Autores

  • Keite Silva de Melo ISERJ

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação a Distância, Docência on-line

Resumo

O presente texto relata uma experiência de formação inicial de professores, no ISERJ. Na disciplina optativa de Educação a Distância foi solicitado aos licenciandos que planejassem e implementassem minicursos a distância, com uma abordagem de formação continuada de professores para enfrentarem o Ensino Remoto Emergencial. Neste trabalho foram analisados três minicursos, a partir da releitura dos níveis de gerenciamento pedagógico da tecnologia. Foi possível verificar que houve grande apropriação das tecnologias, além de intensa adesão com esta produção, o que representou como estão comprometidos com sua formação profissional para atuação em quaisquer modalidades.

Referências

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto alegre: Artmed, 2006.

CANDAU, Vera. Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos, insurgências e políticas. In: CANDAU, Vera; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

CASTRO, Eunica; MELO, Keite Silva de; CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de. Afetividade e motivação na docência online: um estudo de caso. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. v. 21, n. 1, 2018. Disponível em: <http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/17415>. Acesso em: 23 mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MELLOUKI, M'hammed; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educ. Soc. [online]. 2004, vol.25, n.87, pp.537-571. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200011>. Acesso em 08 mai. 2021.
MELO, Keite Silva de; TOMAZ, Adriana. ENSINO REMOTO E AS CONTRADIÇÕES NO TRABALHO DOCENTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6 – N. Especial – pág. 12 - 35 – (jun. – out. 2020): “Educação e Democracia em Tempos de Pandemia”. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52400/35478>. Acesso em 08 mai. 2021.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SANDHOLTZ, Judith Haymore; RINGSTAFF Cathy; DWYER, David C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Tradução: Marcos Antônio Guirado Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SILVA, Eunice de Castro. Usos e autoria de recursos educacionais digitais: um estudo de caso com os professores do Paraná. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Educação, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva de Melo, K. (2021). PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: Praticando a docência em distintas modalidades. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(3). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/106

Edição

Seção

Práticas profissionais: Educação