De Oprimido a Opressor – A Trajetória de Prudêncio, Personagem de Memórias Póstumas de Brás Cubas
Palavras-chave:
Brás Cubas; Prudêncio; Escravidão.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e discutir a questão do negro e sua opressão no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, na personagem de Prudêncio, escravo alforriado pelo pai de Brás Cubas, antes e depois de ser alforriado. Nesta pesquisa buscou-se desvelar como Machado de Assis se posiciona em relação ao assunto, deixando claro que ele possuía consciência da escravidão no seu tempo, retratando de forma crítica e sob o disfarce da ironia a causa escrava.
Referências
ASSIS, M. d. (1998). Memórias póstumas de Brás Cubas (5. ed.). São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora FTD S.A.
BOÉTIE, E. d. (2001). Discurso da servidão voluntária (4 ed.). São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora Brasiliense.
BRASIL, M. d. (s.d.). Machado de Assis - cronologia. Acesso em 03 de 01 de 2022, disponível em Machado de Assis - vida e obra: https://machado.mec.gov.br/#
CADEMARTORI, L. (1985). Períodos literários. São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora Ática.
CARVALHO, J. M. (2011). Cidadania no Brasil: o longo caminho (14 ed.). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil: Civilização Brasileira.
CASTRO, M. d. (1993). Língua e literatura. São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora Saraiva.
FAORO, R. (1974). Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. São Paulo, São Paulo, Brasil: Companhia Editora Nacional.
FARACO, C. E., & MOURA, F. M. (1998). Língua e literatura - Faraco e Moura (18 ed., Vol. 2). São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora Ática.
LETRAS, A. B. (s.d.). Biografia - Machado de Assis. Acesso em 03 de 01 de 2022, disponível em Academia Brasileira de Letras: https://www.academia.org.br/ academicos/machado-de-assis/biografia
NICOLA, J. d. (1990). Literatura brasileira: das origens aos nossos dias (2 ed.). São Paulo, São Paulo, Brasil: Scipione.
SAYERS, R. S. (1958). O negro na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro.
USP, U. d. (s.d.). Realismo - naturalismo. Acesso em 03 de 01 de 2022, disponível em http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/realismo.naturalismo1.htm
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.