ENTRE ENGRENAGENS E ALIENAÇÕES: uma análise do trabalho no modo de produção capitalista
Palavras-chave:
Trabalho, Modo de Produção Capitalista, Alienação, Exploração, Mais-valia, Propriedade Privada.Resumo
Neste artigo, é realizada uma análise sobre a categoria trabalho no contexto do modo de produção capitalista, utilizando como base um estudo bibliográfico. O foco está na exploração da força de trabalho e na alienação do trabalhador em relação ao produto do seu labor e à sua essência humana. Exploramos também a influência da propriedade privada na vida cotidiana, evidenciando sua finalidade constante de gerar riqueza para o capitalista. Nesse contexto, discutimos a relação entre trabalho alienado e propriedade privada como um meio de opressão. A conclusão destaca a importância de superar a ideia de propriedade privada para alcançar a completa emancipação humana, contribuindo assim para uma compreensão crítica das interações sociais na sociedade capitalista.
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez Editora; Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
CEOLIN, G. F. Transformações no mundo do trabalho e suas implicações na profissão do Serviço Social no período histórico de transição dos séculos XX e XXI. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2010.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
LUZ, R. S. da. Trabalho alienado em Marx: a base do capitalismo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
MARX, K. O capital: crítica da economia política, Livro I, 19ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.
______. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução [de] José Paulo Netto e Maria Antônia Pacheco. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MEIRELLES, G. A. L. de. Relações sociais de produção e reestruturação produtiva do capital: uma compreensão da lógica da acumulação capitalista. ANAIS do XII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, Foz do Iguaçu, Paraná, 2007.
MONTEIRO, A. Q. Trabalho, informação e valor: o processo de infoespoliação. SOUZA, J. e ARAÚJO, R. (org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá: Práxis, Massoni, 2010.
NETTO, J. P; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo; Cortez, 2009.
PIRES, H. M. G.. A teoria da aliena em Marx e o capitalismo atual sob a predominância do capital financeiro. Monografia de Conclusão do Curso de graduação em Ciências Econômicas apresentada à Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, FAAP, 2010.
VASCONCELOS, A. M. A/O assistente social na luta de classes: projeto profissional e mediações teórico-práticas. São Paulo: Cortez, 2015.