A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DO FRACASSO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS.
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia. Importância da Sociologia. Desafios do Ensino de Sociologia. Ensino Médio., Evasão escolar, Sociologia, Escola, AlunosResumo
O presente artigo tem como objetivo, demonstrar a importância da Sociologia para o sistema de ensino nas escolas, enfatizando também a visão dos principais pensadores da Sociologia em relação à escola. É demonstrado neste artigo as perspectivas educacionais de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e Pierre Bourdieu, partindo destas perspectivas, argumenta-se o que pode ser considerado como fracasso escolar, conceituando-o e destacando três aspectos do mesmo, sendo estes: a evasão escolar, a repetência e a péssima qualidade de ensino.
Além disso, é analisado sobre a contribuição da Sociologia para a compreensão do fracasso escolar, pois o mesmo é um fenômeno social, e por fim é apresentado neste artigo possíveis soluções para a questão do fracasso escolar.
Referências
AURELIO, O mini dicionário da língua portuguesa, 4 edição revista e ampliada do mini dicionário Aurélio. 7 impressão – Rio de Janeiro, 2002.
GONÇALVES, Nadia G. GONÇALVES, Sandro A.Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NERI, Marcelo Cortês. O Tempo de Permanência na Escola e as Motivações dos Sem – Escola. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38ed. – São Paulo Brasiliense, 1994, (Coleção primeiros passos)
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Filosofia da Educação: Reflexões e debates. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SILVA, José Augusto Medeiros. AMORIM, Wellinngton Lima. Estudo de caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, TriI. 2012.
SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à sociologia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.