Como os planos de gestão de saneamento sustentável do Distrito Federal estão influenciando a comunidade a agir

  • Andressa Alves Vieira Faculdade Unyleya
  • Maria Esther Araújo Faculdade Unyleya
Palavras-chave: escassez de água, crise hídrica, Distrito Federal

Resumo

A crise hídrica vivida pelo Distrito Federal nos últimos anos ocasionou algumas alterações na distribuição e consumo de água. Percebe-se que a origem vai além de fatores climáticos. Esta pesquisa teve como objetivo verificar se os projetos desenvolvidos pelo Governo de Brasília estão conseguindo alcançar a comunidade e se sua participação perante eles está sendo efetiva, ajudando o GDF a gerir os problemas de saneamento básico e hídricos. O desenvolvimento o trabalho foi por meio do levantamento de reportagens em portais do governo distrital e de veículos jornalísticos profissionais para coleta das informações. A população precisou se adaptar, criando formas mais sustentáveis de utilizar a água para evitar o racionamento prolongado dela. O governo do DF também precisou se adaptar, gerando novas formas de distribuição hídrica, diminuindo a pressão da água, alterando taxas hídricas e realizando obras. Entende-se que deve haver uma conscientização constante da sociedade quanto a utilização da água para que cenários como esse sejam cada vez menos presentes no DF.

Referências

GDF. Gestão da crise hídrica 2016-2018: experiências do Distrito Federal. Governo de Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2020.
GDF. Plano Integrado de Enfrentamento à Crise Hídrica. Governo de Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.
IBRAM. Recursos Hídricos. Brasília Ambiental, 2019. Disponível em: http://www.ibram.df.gov.br/recursos-hidricos/. Acesso em: 09 mar. 2020.
Publicado
21-12-2020
Como Citar
Alves Vieira, A., & Araújo, M. E. (2020). Como os planos de gestão de saneamento sustentável do Distrito Federal estão influenciando a comunidade a agir. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(2). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/60
Seção
Artigos de Iniciação Científica e Extensão