O recuso pedagógico das danças em religiões afro-brasileiras na conservação das tradições de um povo: táticas de resistência e guerra cultural

Autores

Palavras-chave:

África. Arte Religiosa. Simbologia. Resistência. Cultura.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar de maneira sintetizada determinadas reflexões emergentes no que diz respeito às tradições religiosas de povos afrodescendentes no Brasil. Trazemos elementos historiográficos para fundamentar a abordagem enunciada e concatenamos elementos da contemporaneidade que com eles se relacionam. Objetivamos despertar a visão crítica do descente para com o mundo que o cerca e propor reflexões que aliem história do passado com a história do presente. Através da revisão de literatura aqui presente, o leitor poderá conhecer alguns fatores relevantes sem que, por isso, cheguemos ao esgotamento do tema. Também detivemos o olhar sobre a manifestação cultural enquanto par-fundamental com a religião e, por isso, consoante a ela. Assim, dentro desse substrato, elegemos a dança performática afro como escopo de análise e apresentação.

Biografia do Autor

Ariel Montes Lima, UFMT

Ariel Montes Lima reside em Cuiabá- MT. Pessoa trans non-binary, é psicanalista e professora. Em 2022, publicou os livros Poemas de Ariel (TAUP), Sínteses: Entre o Poético e o Filosófico (Worges Ed.) e Ensaios Sobre o Relativismo Linguístico (Arche). 

Além disso, atua como professora bolsista de língua espanhola na UFMT. Também coordena o Projeto Ikebana Cultural, do qual foi membro-fundadora. 

Referências

ABREU, Martha; GURAN, Milton & MATTOS, Hebe. Por uma história pública dos africanos escravizados no Brasil. Est. Hist., Rio de Janeiro, vol. 27, nº 54, p. 255-273, julho-dezembro de 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/DRBxk7Y7Kff8DttZjHjfkYC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 de Ago de 2022.

ALENCASTRO, Felipe. África, números do tráfico atlântico. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz e GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 60.

KRIEG-PLANQUE, Alice. Analisar Discursos Institucionais. Trad. SALGADO, Luciana Salazar e BOSCHI, Helena. Uberlândia, EDUFU, 2018.

LAPA, Bruno Miguel Martins. Prática de Ensino Supervisionada Oficina de Artes (12º ano) Geometria Descritiva A (10º ano) OBRA DE ARTE - RECURSO PEDAGÓGICO. Relatório de Estágio. Covilhã, 2012. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1455/1/Relat%c3%b3rio%20-%20Obra%20de%20Arte%20Recurso%20Pedag%c3%b3gico.pdf. Acesso em 12 de Ago. de 2022.

LEITE, Maria Jorge dos Santos. TRÁFICO ATLÂNTICO, ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA NO BRASIL. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano X, NºXIX, agosto/2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/137196/132982. Acesso em 05 de Ago. de 2022.

MELLO, Sueli Amaral. A Escola de Vygotsky. In. CARRARA, Kester. Introdução à Psicologia da Educação. Avercamp, São Paulo, 2004.

PLANALTO. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 3.353, DE 13 DE MAIO DE 1888. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim3353.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%203.353%2C%20DE%2013,Art. Acesso em 08 de Ago de 2022.

PEIXOTO, Maria Angélica P. Para entender a alienação: Marx, Fromm e Marcuse. Revista Espaço Acadêmico- N° 110- Julho de 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10500/5775. Acesso em 11 de Ago. de 2022.

ROEDEL, Hiran. DO MITO DE CAM AO RACISMO ESTRUTURAL: UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE. AFRO-PORT. Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa – FCT/PTDC/SOC-ANT/30651/2017. Disponível em: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/afroport/wp-content/uploads/2020/07/ROEDEL-H-Do-Mito-de-Cam-ao-Racismo.pdf. Acesso em 12 de Ago. de 2022.

SILVA, Daniel Neves. Escravidão no Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm. Acesso em 05 de Ago de 2022.

SILVA, Eliaidina Wagna Oliveira da apud MÜLLER, MAX. A SATANIZAÇÃO DOS ORIXÁS NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO. Revista Eletrônica de Teologia e Ciência das Religiões. Online, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/PROFESSORES/Desktop/ARIEL/joseadriano,+41+A+SATANIZA%C3%87%C3%83O+DOS+ORIX%C3%81S.pdf. Acesso em 11 de Ago. de 2022.

SILVA, Tatiana Dias. MULHERES NEGRAS, POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA. In. Dossiê mulheres negras retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil / organizadoras: Mariana Mazzini Marcondes ... [et al.].- Brasília : Ipea, 2013. 160 p.

VILLAS BÔAS, Bruno. IBGE: Dos 13,5 milhões vivendo em extrema pobreza, 75% são pretos ou pardos. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/11/13/ibge-dos-135-milhoes-vivendo-em-extrema-pobreza-75percent-sao-pretos-ou-pardos.ghtml. Acesso em 08 de Ago de 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Montes Lima, A. (2023). O recuso pedagógico das danças em religiões afro-brasileiras na conservação das tradições de um povo: táticas de resistência e guerra cultural. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(7). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/177

Edição

Seção

Práticas profissionais: Educação