O recuso pedagógico das danças em religiões afro-brasileiras na conservação das tradições de um povo: táticas de resistência e guerra cultural
Keywords:
África. Arte Religiosa. Simbologia. Resistência. Cultura.Abstract
This article aims to present, in a synthesized way, certain emerging reflections regarding the religious traditions of people of African descent in Brazil. We bring historiographical elements to support the enunciated approach and concatenate contemporary elements that relate to them. We aim to awaken the critical view of the descent towards the world that surrounds him and propose reflections that combine history of the past with the history of the present. Through the literature review presented here, the reader will be able to know some relevant factors without, therefore, reaching the exhaustion of the theme. We also focused on the cultural manifestation as a fundamental pair with religion and, therefore, consonant with it. Thus, within this substrate, we chose Afro performative dance as the scope of analysis and presentation.
References
ABREU, Martha; GURAN, Milton & MATTOS, Hebe. Por uma história pública dos africanos escravizados no Brasil. Est. Hist., Rio de Janeiro, vol. 27, nº 54, p. 255-273, julho-dezembro de 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/DRBxk7Y7Kff8DttZjHjfkYC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 de Ago de 2022.
ALENCASTRO, Felipe. África, números do tráfico atlântico. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz e GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 60.
KRIEG-PLANQUE, Alice. Analisar Discursos Institucionais. Trad. SALGADO, Luciana Salazar e BOSCHI, Helena. Uberlândia, EDUFU, 2018.
LAPA, Bruno Miguel Martins. Prática de Ensino Supervisionada Oficina de Artes (12º ano) Geometria Descritiva A (10º ano) OBRA DE ARTE - RECURSO PEDAGÓGICO. Relatório de Estágio. Covilhã, 2012. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1455/1/Relat%c3%b3rio%20-%20Obra%20de%20Arte%20Recurso%20Pedag%c3%b3gico.pdf. Acesso em 12 de Ago. de 2022.
LEITE, Maria Jorge dos Santos. TRÁFICO ATLÂNTICO, ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA NO BRASIL. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano X, NºXIX, agosto/2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/137196/132982. Acesso em 05 de Ago. de 2022.
MELLO, Sueli Amaral. A Escola de Vygotsky. In. CARRARA, Kester. Introdução à Psicologia da Educação. Avercamp, São Paulo, 2004.
PLANALTO. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 3.353, DE 13 DE MAIO DE 1888. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim3353.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%203.353%2C%20DE%2013,Art. Acesso em 08 de Ago de 2022.
PEIXOTO, Maria Angélica P. Para entender a alienação: Marx, Fromm e Marcuse. Revista Espaço Acadêmico- N° 110- Julho de 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10500/5775. Acesso em 11 de Ago. de 2022.
ROEDEL, Hiran. DO MITO DE CAM AO RACISMO ESTRUTURAL: UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE. AFRO-PORT. Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa – FCT/PTDC/SOC-ANT/30651/2017. Disponível em: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/afroport/wp-content/uploads/2020/07/ROEDEL-H-Do-Mito-de-Cam-ao-Racismo.pdf. Acesso em 12 de Ago. de 2022.
SILVA, Daniel Neves. Escravidão no Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm. Acesso em 05 de Ago de 2022.
SILVA, Eliaidina Wagna Oliveira da apud MÜLLER, MAX. A SATANIZAÇÃO DOS ORIXÁS NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO. Revista Eletrônica de Teologia e Ciência das Religiões. Online, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/PROFESSORES/Desktop/ARIEL/joseadriano,+41+A+SATANIZA%C3%87%C3%83O+DOS+ORIX%C3%81S.pdf. Acesso em 11 de Ago. de 2022.
SILVA, Tatiana Dias. MULHERES NEGRAS, POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA. In. Dossiê mulheres negras retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil / organizadoras: Mariana Mazzini Marcondes ... [et al.].- Brasília : Ipea, 2013. 160 p.
VILLAS BÔAS, Bruno. IBGE: Dos 13,5 milhões vivendo em extrema pobreza, 75% são pretos ou pardos. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/11/13/ibge-dos-135-milhoes-vivendo-em-extrema-pobreza-75percent-sao-pretos-ou-pardos.ghtml. Acesso em 08 de Ago de 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -e-ISSN 2675-9993

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.