O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA.

Uma Análise Sobre Como Tornar os Conceitos Mais Acessíveis e Significativos

Autores

  • Sirlei Alves Chaves Faculdade Unylçeya

Palavras-chave:

Estatistica, Probabilidadde, letramento, Acessibilidade, Metodologia de ensino

Resumo

A educação dentro deste viés constitui um domínio pedagógico de relevância inequívoca no contexto contemporâneo, dada a ubiquidade dos dados e a necessidade de um letramento estatístico para a plena participação cívica e profissional. Contudo, a transposição didática desses conceitos frequentemente se depara com desafios consideráveis, que se manifestam tanto na percepção discente de complexidade quanto na dificuldade em atribuir significado prático ao conhecimento teórico. Este artigo propõe uma análise aprofundada sobre estratégias e abordagens que visam aprimorar a acessibilidade e a relevância do ensino de probabilidade e estatística em diversos níveis educacionais. Investigam-se as bases teóricas que subsidiam a construção social do conhecimento, a influência do discurso pedagógico e as metodologias ativas que promovem o engajamento e o raciocínio estatístico. Discute-se a importância da contextualização, do uso de tecnologias educacionais e da formação continuada de professores para a superação de obstáculos didáticos. A análise perpassa a complexidade da aquisição de conceitos científicos e espontâneos, a função mediadora da linguagem e a potência de abordagens investigativas e lúdicas. Argumenta-se pela reorientação das práticas pedagógicas para fomentar uma compreensão mais holística e aplicada, capacitando os estudantes a interpretar o mundo de forma mais informada e crítica.

Palavras-chave: Ensino de estatística; Probabilidade; Acessibilidade; Letramento estatístico; Metodologias de ensino.

Referências

ALMEIDA, Luana Kelly Pereira de. Letramento estatístico nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para a produção do material didático. 2021. 248 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

ARAÚJO, Rosangela Santana; SILVA, Elisangela de Paula Costa. Análise da produção científica sobre o ensino de probabilidade e estatística em periódicos brasileiros. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 1-22, 2019.

BARBOSA, Eliana Paula; PIROLA, Nelma. O ensino de probabilidade no Ensino Médio: um olhar para as dificuldades e desafios da prática pedagógica. Educação Matemática em Revista, Blumenau, n. 53, p. 77-87, 2020.

BATISTA, Maria Edilene da Silva; PASSOS, Luciene Alves de Oliveira. O uso de jogos no ensino de probabilidade e estatística nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp. 2, p. 1111-1128, 2023.

CARVALHO, Cristiane Aída de. O raciocínio estatístico de estudantes do ensino médio em atividades de investigação. 2019. 190 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2019.

COSTA, Carolina Caires; SILVA, José Maria da. A aprendizagem da estatística por meio da resolução de problemas: um estudo de caso em uma turma do ensino médio. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 33, n. 63, p. 235-252, 2019.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Letramento estatístico na formação de professores: desafios e possibilidades. RENAME – Revista Brasileira de Educação Matemática, Campo Grande, v. 19, n. 47, p. 1-17, 2022.

DIAS, Patrícia Aparecida; PINTO, Giani de Lima; SILVA, Helson C. da. O uso de projetos didáticos para o desenvolvimento do raciocínio estatístico em turmas de educação de jovens e adultos (EJA). Revista Eletrônica de Educação Matemática, Santa Maria, v. 18, n. 1, p. e0012, 2023.

FARIA, Isabela Cristina de. O desenvolvimento do letramento estatístico no ensino fundamental: uma proposta de sequência didática. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020.

GONÇALVES, Aline Ferreira; PASSOS, Luciene Alves de Oliveira. O ensino de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental: um levantamento sobre as metodologias utilizadas. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Brasília, v. 15, n. 2, p. 1-16, 2024.

LIMA, Ana Paula Pereira de; ALMOULOUD, Saddo Ag. O ensino de probabilidade em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz da teoria antropológica do didático. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 256-279, 2018.

LOPES, Celi Espasandin. O papel do contexto no ensino de probabilidade e estatística: desafios para a formação de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 7, n. 1, p. 1-14, 2018.

MALUCELLI, Rosangela; SANTOS, Luciane Ferreira dos. A utilização de recursos tecnológicos no ensino de estatística em cursos de graduação: um estudo de caso. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 1-10, 2019.

MATIAS, Gislene Maria. Explorando o letramento estatístico através da gamificação: uma proposta para o ensino médio. 2022. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.

MORTIMER, Eduardo F.; SCOTT, Phil. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. O pensamento de Vygotsky como fonte de reflexão sobre a educação. In: CENTRO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Implicações pedagógicas do modelo histórico-cultural. 2. ed. Campinas: CEDES, 2000. p. 11-18. (Cadernos CEDES, n. 35).

PEREIRA, Ana Beatriz Goulart; SANTOS, Eliane Maria de Mattos. O desenvolvimento do pensamento estatístico por meio de projetos investigativos no ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-18, 2020.

PEREIRA, Luciana Mara de Sousa; CARVALHO, Ana Lucia. O uso de reportagens e notícias jornalísticas para o ensino de estatística crítica. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Campo Grande, v. 18, n. 48, p. 1-15, 2021.

SANTOS, Fernanda de Oliveira; SOUZA, Adair Mendes de. O ensino de probabilidade no ensino médio: uma análise das concepções de professores. Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 3, p. 48-61, 2021.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Edição eletrônica. [S. l.]: Ed Ridendo Castigat Mores, [2002?]. Disponível em: file:///C|/site/livros_gratis/pensamento_linguagem.htm. Acesso em: 4 jul. 2025.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

Alves Chaves, S. (2025). O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA.: Uma Análise Sobre Como Tornar os Conceitos Mais Acessíveis e Significativos. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya -ISNN Digital 2675-9993, 5(2). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/250