Letramento Digital

Construção de e-books educativos por estudantes do curso de Pedagogia na modalidade de ensino a distância.

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Pedagogia da Autoria, E-books, formação inicial do (a) Pedagogo (a).

Resumo

Educar a distância não é esperar a resposta do outro; é precisar daquilo que ou outro diz. E nesta busca constante, de um ambiente de aprendizagem, que propicie condições ao estudante à descoberta dos inúmeros significados atribuídos e necessários a atuação do pedagogo, em formação inicial, que a Pedagogia da Autoria e da Aprendizagem da Colaborativa, orienta a construção de e-books educativos. Para a vivência prática dos princípios da autoria e da colaboração,  entrelaçando os saberes desenvolvidos ao longo das disciplinas do semestre, tendo como objetivo a exploração, a experimentação e a expressão direta. A estratégia adotada considerou as múltiplas inteligências dos estudantes, uma abordagem inter e multidisciplinar e a superação dos desafios do uso da técnica das ferramentas tecnológicas, a partir da proposta de um produto e original elaborado de forma colaborativa. O relato desta experiência, vivenciado por estudantes, oportunizou a reflexão sobre as temáticas “Arte, Cultura e Educação”, a partir da produção de um e-book autoral,  com destaque para o público-alvo e as narrativas adotadas. A discussão salientou a importância/ relevância do diálogo e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas, culturas e intelectuais existentes, numa abordagem multiculturalistas, sem hierarquias, buscando a integração entre linguagem, gêneros discursivos e tecnologias.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Mendonça, L. (2021). Letramento Digital: Construção de e-books educativos por estudantes do curso de Pedagogia na modalidade de ensino a distância. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(3). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/104

Edição

Seção

Práticas profissionais: Educação