Sustentabilidade Em Saúde: Uma Reflexão Sobre Dados Epidemiológicos Associados Ao Uso Indiscriminado De Medicamentos

Autores

  • Adriano Camargo de Oliveira Faculdade Unyleya
  • Mirna Miguel Passos Faculdade Unyleya

Palavras-chave:

Uso indiscriminado de medicamentos, Dados epidemiológicos, Sustentabilidade em saúde, Vigimed, AuditaSUS

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do uso indiscriminado de medicamentos e suas complicações sociais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, onde foi possível realizar uma análise histórica sobre o tema, desde os registros do efeito talidomida, que culmina em discussões na Conferência de Nairóbi da OMS, em 1985, e as políticas públicas brasileiras que sucederam à conferência. Além disso, a partir dos registros de farmacovigilância publicados pela ANVISA, foi possível identificar os principais medicamentos e efeitos registrados no Brasil, desde 2018, e realizar um comparativo a partir das classes medicamentosas mais consumidas associando o uso de medicamentos ao aumento do custo-médio por internação no Sistema Único de Saúde. O artigo traz à luz os primeiros dados publicados a respeito do consumo de Hidroxicloroquina e Azitromicina durante a pandemia da Covid-19, e as implicações à saúde do uso de medicamentos sem comprovação de eficácia no tratamento precoce à doença. A discussão dos resultados indica o uso indiscriminado de medicamentos como um problema cultural, mas que acarreta em implicações financeiras, no aumento do custo-médio por atendimento, e sociais, possibilitando o crescimento de bactérias multirresistentes. Por fim, são elencadas as estratégias para a promoção do uso racional adotadas pela ANVISA.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Camargo de Oliveira, A., & Miguel Passos, M. (2021). Sustentabilidade Em Saúde: Uma Reflexão Sobre Dados Epidemiológicos Associados Ao Uso Indiscriminado De Medicamentos. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(4). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/121

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica e Extensão