Da “Assistência” à “Educação”: a indissociabilidade do cuidar/educar na Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos.

Autores

  • Diego Guilherme Faculdade Unyleya

Palavras-chave:

Cuidar, Educar, Educação Infantil, Indissociabilidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a indissociabilidade da expressão cuidar-educar no processo de ensino e aprendizagem de crianças, em turmas de Educação Infantil, modalidade creche, para além da práxis antiga, exclusivamente assistencialista. Como metodologia deste TCC, utilizo como método a pesquisa bibliográfica, tomando como referencial teórico nomes como Friedrich Froebel, Oliveira, Rizzo, entre outros e as principais legislações e documentos nacionais, como a BNCC, a Constituição da República Federativa do Brasil, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e observações da rotina de uma creche municipal da cidade do Rio de Janeiro. Este TCC busca elencar qualitativamente informações apuradas que despertem reflexões e proponha mudanças de perspectiva.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Guilherme, D. (2022). Da “Assistência” à “Educação”: a indissociabilidade do cuidar/educar na Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(6). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/153

Edição

Seção

Artigos de Conclusão de Curso