Enoturismo em Santa Catarina: A região de Tangará
Palabras clave:
Enoturismo, Tangará, Santa Catarina, VinícolasResumen
O enoturismo na cidade de Tangará, em Santa Catarina, tem se mostrado uma atividade em crescimento nos últimos anos. O município é conhecido por suas vinícolas que produzem vinhos de alta qualidade, e a experiência de visitar essas vinícolas e conhecer todo o processo de produção do vinho tem atraído cada vez mais turistas. Além disso, conta com paisagens naturais exuberantes, o que torna a visita ainda mais agradável. No artigo serão apresentados os principais atrativos do enoturismo, como as vinícolas, o Circuito de Caravaggio e as atividades de lazer disponíveis, além de dicas para quem deseja planejar uma viagem para a região.
Citas
Bento. História do município de Bento Gonçalves. Disponível em:https://bento.tur.br/nossa-historia-bento-goncalves . Acesso em 03 fev. 2023.
Embrapa – Uva e Vinho. Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil. IP Vinhos de Altitude de Santa Catarina. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/uva-e-vinho/indicacoes-geograficas-de-vinhos-do-brasil/ig-registrada/regiao-do-planalto-catarinense. Acesso em 15 mar. 2023
HiSoUR. Enotourism. Disponível em: https://www.hisour.com/enotourism-39019/. Acesso em 03 fev. 2023.
https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/arquivosbd/atos/2020/09/1600799233_plano_municipal_de_cultura_2020.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População. Tangará Santa Catarina - SC. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/tangara/panorama. Acesso em: 16 fev. 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. História. Tangará Santa Catarina – SC. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/tangara/historico. Acesso em: 16 fev. 2023.
Instituto Nacional da Propriedade Industrial. INPI concede a IG Santa Catarina para vinhos de altitude. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-concede-a-ig-santa-catarina-para-vinhos-de-altitude. Acesso em 15 mar. 2023
Musement. 17 Regiões vinícolas para visitar ao redor do mundo. Léopoldine Ismael, 08 set 2022. Disponível em: https://blog.musement.com/pt/17-regioes-vinicolas-para-visitar-ao-redor-do-mundo/. Acesso em 05 fev de 2023.
Panceri Barbera – Vinhos Finos de Altitude. Sobre a Panceri. Disponível em: https://www.panceri.com.br/sobre/sobre-a-panceri/. Acesso em 18 fev. 2023.
Portal de Turismo de Tangará. Morro Agudo. Disponível em: https://turismo.tangara.sc.gov.br/post-17479/. Acesso em 07 mar. 2023.
Portal de Turismo de Tangará. Circuito de Caravaggio. Disponível em: https://turismo.tangara.sc.gov.br/circuito-de-caravaggio/. Acesso em 21 fev. 2023.
Portal de Turismo de Tangará. Igreja Matriz de Santo Antônio. Disponível em: https://turismo.tangara.sc.gov.br/post-12629/. Acesso em 03 mar. 2023.
Portal de Turismo de Tangará. Museu da Vitivinicultura de Santa Catarina. Disponível em: https://turismo.tangara.sc.gov.br/post-12627/. Acesso em 03 mar. 2023.
Prefeitura de Tangará. Tangará – A Terra dos Bons Vinhos e do Voo Livre. Disponível em: https://tangara.sc.gov.br/institucional/tangara-a-terra-dos-bons-vinhos-e-do-voo-livre/. Acesso em: 16 fev. 2023.
Rota da Amizade. Circuito Turístico de Caravaggio. Disponível em https://rotadaamizade.com.br/circuito-turistico-de-caravaggio/. Acesso em 21 fev. 2023.
TANGARÁ, SC, Diário Municipal. Projeto de Lei Ordinária nº 2.474/2019. Anexo I. Disponível em:
VALDUGA, Vander. O Processo de desenvolvimento do enoturismo no Vale dos Vinhedos. 149 f. Dissertação (Mestrado) - UCS, Caxias do Sul, 2007.
Vinícola Monte Vecchio - Tradição e Qualidade. Nossa história. Disponível em: https://vinhosmontevecchio.blogspot.com/. Acesso em 18 fev. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.