Lo Extremismo político en las escuelas: un análisis de los impactos causados a los docentes
Palabras clave:
Extremismo político, Polarização política, Discursos de ódioResumen
O presente artigo é o resultado de uma análise geral sobre os impactos causados aos professores e equipe pedagógica do ensino básico, frente aos discursos de ódio proferidos em relação à polarização política e suas perpetuações de conflito na comunidade escolar. Para tal, esta pesquisa tem como objetivo expor a realidade vivenciada por estes profissionais, sua insegurança com relação ao ambiente escolar e as possíveis limitações de sua atuação como educador. Na intenção de abranger o maior número de entrevistados, utilizou-se do questionário em formato estruturado fechado, obtendo resultados bastante reveladores sobre a nova situação e se foram aplicadas algumas ações para evitar novas manifestações de ódio político-extremistas. Conclui-se então a necessidade de políticas públicas que abarquem este fenômeno social agressivo, tão recorrente nos tempos atuais, de uma maneira mais sólida e abrangente, identificando possíveis novas situações e como evitá-las, no futuro.
Citas
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Vozes, 1987.
GOMIDE, Ana Paula. Movimentos extremistas nas escolas e a educação contra a barbárie. Revista UFG, v. 23, 2023.
KLEIN, Ana Maria; DE OLIVEIRA PÁTARO, Cristina Satiê. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008.
MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–IBILCE–UNESP, v. 17, 2012.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. A construção da escola pública como instituição democrática: poder e participação da comunidade. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 1, p. 51-80, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Autores associados, 2018.