Lo Extremismo político en las escuelas: un análisis de los impactos causados ​​a los docentes

Autores/as

  • Ricardo Santos Souza Unyleya EAD
  • Luciana Pereira Lamblet

Palabras clave:

Extremismo político, Polarização política, Discursos de ódio

Resumen

O presente artigo é o resultado de uma análise geral sobre os impactos causados aos professores e equipe pedagógica do ensino básico, frente aos discursos de ódio proferidos em relação à polarização política e suas perpetuações de conflito na comunidade escolar. Para tal, esta pesquisa tem como objetivo expor a realidade vivenciada por estes profissionais, sua insegurança com relação ao ambiente escolar e as possíveis limitações de sua atuação como educador. Na intenção de abranger o maior número de entrevistados, utilizou-se do questionário em formato estruturado fechado, obtendo resultados bastante reveladores sobre a nova situação e se foram aplicadas algumas ações para evitar novas manifestações de ódio político-extremistas. Conclui-se então a necessidade de políticas públicas que abarquem este fenômeno social agressivo, tão recorrente nos tempos atuais, de uma maneira mais sólida e abrangente, identificando possíveis novas situações e como evitá-las, no futuro.

Citas

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Vozes, 1987.

GOMIDE, Ana Paula. Movimentos extremistas nas escolas e a educação contra a barbárie. Revista UFG, v. 23, 2023.

KLEIN, Ana Maria; DE OLIVEIRA PÁTARO, Cristina Satiê. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008.

MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–IBILCE–UNESP, v. 17, 2012.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. A construção da escola pública como instituição democrática: poder e participação da comunidade. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 1, p. 51-80, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Autores associados, 2018.

Publicado

2023-12-16

Cómo citar

Santos Souza, R., & Pereira Lamblet, L. (2023). Lo Extremismo político en las escuelas: un análisis de los impactos causados ​​a los docentes. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(8). Recuperado a partir de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/205

Número

Sección

Artigos de Iniciação Científica e Extensão