Adminstração Escolar a e Ferramenta do Inventário: o caso da Escola Laço Feliz
Palabras clave:
Administração Escolar. Inventário. Gestão.Resumen
Este trabalho tentará responder quais são os erros mais freqüentes na elaboração de um inventário cometidos pela administração escolar e para isso acontecer pesquisará por conceitos oriundos de artigos científicos e livros, e por intermédio de entrevista semi-estruturada, indicará os erros mais freqüentes na elaboração de um inventário cometidos pela administração de uma escola. Este artigo justifica-se por tentar resguardar o patrimônio da escola e dar segurança ao processo de gestão da administração escolar. A natureza dessa pesquisa será qualitativa e descritiva com consultas bibliográficas, pesquisas em artigos científicos publicados em plataformas de estudos digitais e livros que tratem dos referidos assuntos inerentes a temática proposta, com estudo de caso e entrevista semi-estruturada. O objetivo foi alcançado e responde a questão norteadora deste trabalho com a elaboração das principais fontes da pesquisa bibliográfica apresentadas no Quadro 1 e apresenta por intermédio do estudo caso da escola Laço Feliz os erros mais freqüentes na elaboração de um inventário cometidos pela administração de uma escola, que consistem em: não estabelecer datas para a sua execução, não utiliza sistemas informatizados, baixo engajamento dos funcionário e quando participam são exauridos com a execução do inventário, e no geral, a falta de planejamento.
Citas
ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1999. 2009
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logistica e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.
BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2004.
CORREA, Joary. Gerencia econômica de estoques e compras. 5. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GERALDO CAMPOS, Luis Alberto; SORIA QUIJAITE, Juan Jesús; TITO HUAMANI, Pedro Leonardo. Modelo SEM basado en valores organizacionales y capital intelectual: un estudio realizado en entidades del sistema financiero peruano. Retos, Cuenca , v. 10, n. 19, p. 5-28, sept. 2020.
GIL, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.
GOMES, Rui Pereira. A importância dos sistemas de controle interno de uma empresa para a auditoria, com ênfase na área de estoques. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)-. Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2000.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; ELISEU, Martins; ERNESTO, Rubens Gelbcke. Manual de Contabilidade: Das Sociedades por Ações. 5ª ed.; São Paulo: Atlas S.A., 1995
JOSÉ, M. P. (2012). Manual de metodologia da pesquisa científica. Estrutura de um trabalho de pesquisa científica. 4ª ed. São Paulo: Atlas.
MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MOURA, C. Gestão de estoques: ação e monitoramento na cadeia de logística integrada. São Paulo: Ciência Moderna, 2004.
PEREIRA, H. Treinamento Básico de Almoxarife. 2012.
TAMAYO, Álvaro; MENDES, Ana Magnólia; PAZ, Maria das Graças Torres da. Inventário de valores organizacionais. 2000.
VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2006. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.