ENSINO REMOTO E PANDEMIA DE COVID-19: percepção docente sobre suas condições de trabalho no Ensino Superior

Autores

  • MARCIO DE SOUZA Faculdade Unyleya/PUC-Rio/UNESA/UGB

Palavras-chave:

Pandemia – Ensino Remoto – Condições de Trabalho

Resumo

O estudo aqui apresentado teve por objetivo conhecer a percepção dos/as docentes a respeito de suas condições de trabalho durante o Ensino Remoto no contexto da Pandemia de COVID-19. Para tanto, foi realizada um Levantamento (Pesquisa de Opinião), com uma amostra de 30 docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, através de um questionário com 34 perguntas objetivas e 02 perguntas abertas, elaboradas no Google Forms e enviadas aos participantes via Whatsapp. Os achados da pesquisa revelaram, por parte dos/as docentes, uma percepção sobre a precarização de suas condições de trabalho (estresse, excesso de atividades na preparação dos conteúdos ministrados nas disciplinas remotas, jornada de trabalho além da prevista, dificuldades de conexão com a internet, falta de interação pessoal professor/a - aluno/a, entre outros).

Referências

FEITOSA, Murilo Carvalho et al. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores? In: Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). João Pessoa, 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.

_______________. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2019.

RODRIGUES JÚNIOR, José Florêncio; VÉRAS, Sonia Carvalho Leme Moura. A Comunicação, a Colaboração e o Diálogo pela Web: uma Evidência, In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). Recife, 2019.

RUSCHEL, G. E. S.; TREVISAN, M. B.; PEREIRA, J. F. Ensino Remoto no contexto de uma instituição privada. [Texto para discussão do Observatório Socioeconômico da COVID-19, projeto realizado pelo Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)]. Rio Grande do Sul, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

DE SOUZA, M. (2022). ENSINO REMOTO E PANDEMIA DE COVID-19: percepção docente sobre suas condições de trabalho no Ensino Superior. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(6). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/165

Edição

Seção

Artigos de pesquisa