ENSINO REMOTO E PANDEMIA DE COVID-19: percepção docente sobre suas condições de trabalho no Ensino Superior
Palabras clave:
Pandemia – Ensino Remoto – Condições de TrabalhoResumen
O estudo aqui apresentado teve por objetivo conhecer a percepção dos/as docentes a respeito de suas condições de trabalho durante o Ensino Remoto no contexto da Pandemia de COVID-19. Para tanto, foi realizada um Levantamento (Pesquisa de Opinião), com uma amostra de 30 docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, através de um questionário com 34 perguntas objetivas e 02 perguntas abertas, elaboradas no Google Forms e enviadas aos participantes via Whatsapp. Os achados da pesquisa revelaram, por parte dos/as docentes, uma percepção sobre a precarização de suas condições de trabalho (estresse, excesso de atividades na preparação dos conteúdos ministrados nas disciplinas remotas, jornada de trabalho além da prevista, dificuldades de conexão com a internet, falta de interação pessoal professor/a - aluno/a, entre outros).
Citas
FEITOSA, Murilo Carvalho et al. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores? In: Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). João Pessoa, 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.
_______________. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2019.
RODRIGUES JÚNIOR, José Florêncio; VÉRAS, Sonia Carvalho Leme Moura. A Comunicação, a Colaboração e o Diálogo pela Web: uma Evidência, In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). Recife, 2019.
RUSCHEL, G. E. S.; TREVISAN, M. B.; PEREIRA, J. F. Ensino Remoto no contexto de uma instituição privada. [Texto para discussão do Observatório Socioeconômico da COVID-19, projeto realizado pelo Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)]. Rio Grande do Sul, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.