A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Authors

  • ANA PAULA RIBEIRO DOS SANTOS UNYLEYA

Keywords:

Autism. School. Child education.

Abstract

Esse trabalho tem como objetivo principal elucidar a respeito da influência que o mediador escolar proporciona para a inclusão de crianças e jovens que tenham deficiência/transtornos do desenvolvimento em seu processo educacional dentro das escolas, partindo do pressuposto de que quanto mais cedo iniciada essa intervenção, mais benéfico será para o estudante e o seu desenvolvimento na sociedade. Fora utilizada pesquisa bibliográfica a respeito da temática e descrita diferentes possibilidades de atuação e adaptação que o mediador pode utilizar para auxiliar na inclusão dos alunos. Através do desenvolvimento deste estudo é possível observar como crianças incluídas acompanhadas de mediadores conseguem se desenvolver e conquistar autonomia em seu processo de aprendizagem. 

References

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014

BALBINO, E. M. S., SILVA, S. G. da; OLIVEIRA, N. C. S. de; BALBINO, E. S. O Aluno com Transtorno do Espectro Autista e o mediador escolar: um olhar inclusivo. Diversitas Journal, 6(1), 1593–1605. 2021

BALEOTTI, L. R. Um estudo do ambiente educacional inclusivo: descrição das atitudes sociais em relação à inclusão e das relações interpessoais. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação. Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista, Marília, SP. 2006.

BUENO, J. G. S.; MELETTI, S. Escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil (1997-2006). In: Reunião Anual da Anões, 33. Caxambu. 2010.

BOLSANELLO, M. A. Interação mãe-filho portador de deficiência: concepções e modo de atuação dos profissionais em estimulação precoce. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 9394/1996.

BRASIL, LEI N 13.146. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015

BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF. Janeiro. 2008.

DECLARAÇÃO DA ONU. Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, 2006.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha. 1994.

FREITAS, E. Mediador escolar – Recriando a arte de ensinar. 2015. Editora: Wak. 104 páginas

GLAT, R., BLANCO, L. M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: Glat, R (Org). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras. P. 15-35. 2009.

GLAT, R. Educação Inclusiva para alunos com necessidades especiais: processos educacionais e diversidade. In: O uno e o diverso na Educação. Uberlândia. EDUFU. P. 75 – 92. 2011.

MAMEDES, N. O. L. Educação Inclusiva: Interação de professor e mediador. Revista Educação Pública, v. 21, nº 25, 6 de julho de 2021.

MITLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed. 2003.

MOURA, S. M.; NETO, E. A. P. O papel do professor de apoio permanente para alunos com necessidades educativas especiais: reflexões sobre as políticas públicas e suas ações educativas nas salas de ensino regular. In: Semana da Educação, 2012, Londrina. Anais...Londrina: UEL, 2012.

MOUSINHO, R.; SCHMID, E.; MESQUITA, F. ; PEREIRA, J.; MENDES, L.; SHOLL, R.; NÓBREGA, V. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. 2010. Revista de Psicopedagogia. Pág.: 92 – 108

SILVA, C. E.; MASCARO, C. A.; CANEJO, E.; PINJEIRO, V.C.S. Caminhos para a inclusão: Mediação escolar: uma prática de ensino. VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina. P 1785 – 1792. 2013.

SPAGNOLO, C.; TEDESCO, S.; OLIVEIRA, V. Currículo adaptado e tecnologias assisti as: apoio ao aprendizado de crianças com necessidades especiais. Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014.

VASCONCELLOS, I. M. M. V.; DUTRA. F. B. da S. O papel do mediador escolar para a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. In: Educação no Século XXI – Volume 13 – Infantil, Média, Tecnológica. Editora Poisson. P 150- 159. 2018.

Published

2023-12-16

How to Cite

RIBEIRO DOS SANTOS, A. P. (2023). A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(8). Retrieved from https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/198

Issue

Section

Artigos de Conclusão de Curso