INNOVATION AND BUSINESS TECHNOLOGIES: GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE APPLIED TO BUSINESS.
Keywords:
Business technologies, Generative Artificial Intelligence, Training, Job Market, Human-machine relationshipAbstract
It deals with the industrial revolutions that have occurred over the centuries, and especially the latest one, the Industry 4.0 Revolution, which has impacted and transformed personal and interpersonal work relationships. It illustrates how this latest and very current revolution impacts and adds value not only to teams, but to technologies, skills, analytical capabilities, and employability. The research points out that with each industrial revolution, the profile of the worker has changed, and the corporate world's concern with the quality of their work and results is increasing. It concludes by stating that current employees must know how to use new technologies and programs, and commit and dedicate themselves to technical, procedural, and analytical knowledge to remain present and essential in the job market in the medium and long term. Sources based on scientific studies, books, and published online material were used.
References
FLORES, Marcio José das; BESS, Alexandre Leal. Inteligência Artificial aplicada a negócios. Ed. Inter Saberes. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/213906/pdf/0?code=wzM29WFOoxthxipAS4HtQOBrBGaiw3Zn3igljXPrMVwBInn7n5dk6vhhk6/EFgztr/DZP95W+qEOdILvEQRF5Q. Acesso em: ago. 2024.
KUBOTA, Luis Claudio. Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil. Repositório do Conhecimento do IPEA. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/13128/1/Digitalizacao_e_tecnologias_Capitulo_1.pdf. Acesso em: dez. 2024.
MACIENTE, Aguinaldo Nogueira; RAUEN, Cristiane Vianna; KUBOTA, Luis Claudio. Tecnologias digitais, habilidades ocupacionais e emprego formal no Brasil entre 2003 e 2017. Repositório do Conhecimento do IPEA. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9929. Acesso em: ago. 2024.
MORAES, Rodrigo Bombonati de Souza. Indústria 4.0: Impactos Sociais e Profissionais. Ed. Blucher. 2021. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/186610/epub/0?code=6Y53CeN8p9xgMWAmEQsCXi+xUdXLBMlANux4SUPSYanvxw4fFb1X8mugDgIentEojtTCZLnKhQUMOMy8ginAw==. Acesso em: ago. 2024.
MOTA, Renato. Revolução no trabalho: entendendo a transformação causada pela IA generativa. Jornal Digital Recife. Disponível em: https://jornaldigital.recife.br/2024/04/30/revolucao-no-trabalho-entendendo-a-transformacao-causada-pela-ia-generativa/. Acesso em: dez. 2024.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -e-ISSN 2675-9993

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.