INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS EMPRESARIAIS: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AOS NEGÓCIOS.
Palabras clave:
Tecnologias empresariais, Inteligência Artificial Generativa, Capacitação, Mercado de Trabalho, Relação homem-máquina.Resumen
O texto aborda as revoluções industriais que ocorreram ao longo dos séculos, com destaque para a mais recente, a Revolução da Indústria 4.0, que impactou e transformou as relações pessoais e interpessoais de trabalho. Exemplifica como essa revolução atual influencia e agrega valor não apenas às equipes, mas principalmente às tecnologias, habilidades, capacidades analíticas e empregabilidade. A pesquisa indica que, a cada revolução industrial, o perfil do trabalhador foi se modificando, e a preocupação do mundo corporativo com a qualidade do trabalho e os resultados é cada vez maior. Conclui afirmando que os colaboradores atuais devem saber utilizar as novas tecnologias e programas, além de se dedicar ao conhecimento técnico, processual e analítico, para manterem-se relevantes e indispensáveis no mercado de trabalho a médio e longo prazo. Foram utilizadas fontes baseadas em estudos científicos, livros e material online publicados.
Citas
FLORES, Marcio José das; BESS, Alexandre Leal. Inteligência Artificial aplicada a negócios. Ed. Inter Saberes. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/213906/pdf/0?code=wzM29WFOoxthxipAS4HtQOBrBGaiw3Zn3igljXPrMVwBInn7n5dk6vhhk6/EFgztr/DZP95W+qEOdILvEQRF5Q. Acesso em: ago. 2024.
KUBOTA, Luis Claudio. Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil. Repositório do Conhecimento do IPEA. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/13128/1/Digitalizacao_e_tecnologias_Capitulo_1.pdf. Acesso em: dez. 2024.
MACIENTE, Aguinaldo Nogueira; RAUEN, Cristiane Vianna; KUBOTA, Luis Claudio. Tecnologias digitais, habilidades ocupacionais e emprego formal no Brasil entre 2003 e 2017. Repositório do Conhecimento do IPEA. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9929. Acesso em: ago. 2024.
MORAES, Rodrigo Bombonati de Souza. Indústria 4.0: Impactos Sociais e Profissionais. Ed. Blucher. 2021. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/186610/epub/0?code=6Y53CeN8p9xgMWAmEQsCXi+xUdXLBMlANux4SUPSYanvxw4fFb1X8mugDgIentEojtTCZLnKhQUMOMy8ginAw==. Acesso em: ago. 2024.
MOTA, Renato. Revolução no trabalho: entendendo a transformação causada pela IA generativa. Jornal Digital Recife. Disponível em: https://jornaldigital.recife.br/2024/04/30/revolucao-no-trabalho-entendendo-a-transformacao-causada-pela-ia-generativa/. Acesso em: dez. 2024.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.