development of the entrepreneuri The development of the entrepreneurial profile in superior management courses
Keywords:
entrepreneurial profile, higher education courses, management.Abstract
The entrepreneurial profile is not just born, it can be developed. Currently, having entrepreneurial skills is indispensable. Education should provide students, especially in higher education, in the management área, the development of an entrepreneurial professional profile, compatible with the country's socioeconomic situation. This study aims to demonstrate how the entrepreneurial profile and its characteristics are formed by entrepreneurial profile and its basic characteristics, to propose a new teaching-learning process, in which the student is the protagonist. The research used bibliographic and documentary research in collecting data, in an exploratory context, as to its objectives.
References
ARCUCIO, Marina Rodrigues Borges; ANDRADE, Rosamaria Calaes de. O Empreendedorismo na Escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresa. São Paulo: Atlas, 1992.
BRASIL. Pesquisa Mensal de Emprego – PME (2021), IBGE, 2021.
BRUNO, Lúcia et al. (Org.). Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996
CHAPMAN, Alan. Kolb learning styles. Disponível em: <www.businessballs.com/kolblearningstyles.htm>. Acesso em: agosto de 2018.
DOLABELA, Fernando. “O ensino de emprendedorismo: panorama brasileiro”. Em Anais da Conferência “A Universidade Formando Empreendedores” - Brasília: CNI/IEL 2009.
___________. Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 2002.
___________. Empreendedorismo: uma forma de ser. São Paulo: Cultura, 2002
___________. Pedagogia Empreendedora. Editora Cultura, Brasil, (2003)
___________. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELLAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Campus, 2005.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneuship) – práticas e princípios. Trad. Carlos Malferrari. São Paulo: Thomson, 2003.
LEITE, V.F. Crescente demanda pela educação empreendedora com métodos apropriados e o caso UNIFEI. XIII ENANGRAD, realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 22 a 24 de agosto de 2002. [on line, http://www.angrad.com/XIII_enangrad_anais.html, Acesso em: 22 nov. 2020.
MORAES. Ana Shirley de França. Educação sustentável no mundo globalizado – a formação empreendedora. Revista ADM. CRA-RJ, agosto, 2012.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PERRENOUD, Ph. As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e a avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002
____________. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERVIN, Lawrence; JOHN, Oliver. Personalidade: Teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SCHUMPETER, Joseph. Ensaios: empresários, inovação, ciclos de negócio e evolução do capitalismo. Trad. Maria Inês Mansinho. Oeiras: Celta, 1996.
_____________. The Theory of Economic Development. New York: Oxford University Press, 1983.
REVISTA PEGN. Rio de Janeiro, Globo https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2019/03/pequenos-negocios-geraram-72-dos-empregos-do-pais-em-fevereiro.html. Acesso em: 10 dez. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -e-ISSN 2675-9993

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.