O desenvolvimento do perfil empreendedor em cursos superiores de gestão
Palavras-chave:
perfil empreendedor, cursos superiores, gestão.Resumo
O perfil empreendedor não é apenas nato, mas é indispensável para os dias atuais. A educação deve propiciar aos estudantes, principalmente, na educação superior o desenvolvimento de um perfil profissional empreendedor, compatível com o momento socioeconômico do país. Este estudo pretende demonstrar como se forma o perfil empreendedor, em suas características básicas, utilizando pesquisa bibliográfica e documental como coleta dados, em um contexto exploratório, quanto aos seus objetivos.
Referências
ARCUCIO, Marina Rodrigues Borges; ANDRADE, Rosamaria Calaes de. O Empreendedorismo na Escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresa. São Paulo: Atlas, 1992.
BRASIL. Pesquisa Mensal de Emprego – PME (2021), IBGE, 2021.
BRUNO, Lúcia et al. (Org.). Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996
CHAPMAN, Alan. Kolb learning styles. Disponível em: <www.businessballs.com/kolblearningstyles.htm>. Acesso em: agosto de 2018.
DOLABELA, Fernando. “O ensino de emprendedorismo: panorama brasileiro”. Em Anais da Conferência “A Universidade Formando Empreendedores” - Brasília: CNI/IEL 2009.
___________. Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 2002.
___________. Empreendedorismo: uma forma de ser. São Paulo: Cultura, 2002
___________. Pedagogia Empreendedora. Editora Cultura, Brasil, (2003)
___________. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELLAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Campus, 2005.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneuship) – práticas e princípios. Trad. Carlos Malferrari. São Paulo: Thomson, 2003.
LEITE, V.F. Crescente demanda pela educação empreendedora com métodos apropriados e o caso UNIFEI. XIII ENANGRAD, realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 22 a 24 de agosto de 2002. [on line, http://www.angrad.com/XIII_enangrad_anais.html, Acesso em: 22 nov. 2020.
MORAES. Ana Shirley de França. Educação sustentável no mundo globalizado – a formação empreendedora. Revista ADM. CRA-RJ, agosto, 2012.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PERRENOUD, Ph. As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e a avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002
____________. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERVIN, Lawrence; JOHN, Oliver. Personalidade: Teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SCHUMPETER, Joseph. Ensaios: empresários, inovação, ciclos de negócio e evolução do capitalismo. Trad. Maria Inês Mansinho. Oeiras: Celta, 1996.
_____________. The Theory of Economic Development. New York: Oxford University Press, 1983.
REVISTA PEGN. Rio de Janeiro, Globo https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2019/03/pequenos-negocios-geraram-72-dos-empregos-do-pais-em-fevereiro.html. Acesso em: 10 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.