FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

SABERES MOBILIZADOS EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Authors

  • LORRAINE MACIEL DE MOURA UNYLEYA

Keywords:

Formação Inicial. Estágio Supervisionado. Ensino Médio. Extensão Universitária. Saberes Docentes.

Abstract

This study aims to dialogue with the theoretical frameworks and concepts of Education that address about initial training; supervised internship; teaching identity and knowledge; university extension, from a field experience, carried out with students of Literature, through the supervised internship, in a class of High School (EM). The investigation started from the following questions: what is the importance of university extension in the training of undergraduate students and students of (EM), specifically in the 3rd grade, the last stage of Basic Education? What are the experiences and knowledge, does the period of supervised internship allow graduates of the Language course? As a theoretical contribution, the article counts on the contributions of Arroyo (2004); Pepper (2012); Tardif (2012); Diniz-Pereira (2009; 2015) and Dell`Isola (2013), among others relevant to the subject.

References

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 2ª edição.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 11ª ed. Editora Hucitec. São Paulo-SP, 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/572694>. Acesso em: 12 mar. 2021.

BRASIL. Lei Nº 11.788, de 25 de Setembro De 2008. Da definição, classificação e
Relações de estágio. Brasília, DF, set. 2008. Disponível em: <http://conteudo.cvm.gov.br/export/sites/cvm/menu/acesso_informacao/servidores/estagios/3-LEGISLACAO-DE-ESTAGIO.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2021.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores, trabalho e saberes docentes. Educação, v. 24, n. 3, p. 143–152, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457>. Acesso em: 22 mar. 2021.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisas de histórias de vida na formação docente: vantagens, dilemas, paradoxos e tensões. In: BRITO, V. L. F. A. Professores: profissionalização, identidade e formação. 1ª. ed. Belo Horizonte: Argumentum Editora, 2009. v. 500. 276p.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia. A abordagem sociointerativa do ensino da Língua Portuguesa. In Aula de Português: parâmetros e perspectivas (v.6, pp. 39-63). Coleção Proleitura, Faculdade de Letras da UFMG, 2013.

FANFANI, Emilio Tenti. La condición docente: análisis comparado de la Argentina, Brasil, Perú y Uruguay,-la ed - Buenos Aires: Siglo XXI. Editores Argentina, 2005.

FILHO, J. Clima Organizacional: Subsídios Teóricos. In Clima Organizacional em Escolas de 1º e/ou 2º Graus: Uma Proposta para Diagnóstico (1ª ed., pp.15-24). Lemi, 1986.

GATTI, Bernardete. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOODSON, I. F. & SIKES, P. Life history research in educational settings: Learning from lives. Buckingham: Open University Press, 2001.

NÓVOA, António. Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas; tradução de João Batista Kreuch. 3ª ed. Editora Vozes. Petrópolis-RJ, 2007.

THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences Maringá, v. 36, n. 2, p. 207-216, July-Dec., 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3073/307332697009.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2021.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. C. A formação do professor de 3º Grau. São Paulo: Pioneira, 1996.

ZEICHNER, Kenneth M; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742005000200005&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 13 mar. 2021.

Published

2021-06-30

How to Cite

MACIEL DE MOURA, L. (2021). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:: SABERES MOBILIZADOS EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(3). Retrieved from https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/99

Issue

Section

Práticas profissionais: Educação