Etapas do trabalho pericial contábil: reflexões e sugestão de avaliação do resultado

Autores

Palavras-chave:

Perícia contábil. Etapas do trabalho pericial. Avaliação do resultado pericial.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar reflexões sobre as etapas do trabalho pericial e propor uma sugestão de avaliação do trabalho pericial. Para tanto procurou-se levantar quais as características das esferas de atuação do perito contábil, quais as etapas de elaboração do trabalho pericial, e como poderia ser avaliado o resultado do trabalho pericial. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde os principais resultados alcançados foram: (i) em relação as esferas de atuação do trabalho pericial foram identificadas a perícia judicial, extrajudicial, semijudicial e arbitral; (ii) em relação as etapas do trabalho pericial, as mesmas compreenderam: Preliminar, Operacional e Final, também entendidas para melhor compreensão como: Análise dos quesitos e planejamento, Elaboração da proposta de honorários, Execução das etapas previstas no planejamento, e Elaboração e conclusão do laudo para apresentação; e (iii) Sobre a sugestão de avaliação, culminou na apresentação da Matriz do resultado pericial, que indica quatro classificações conforme o grau de ‘qualidade da resposta aos quesitos’ e ‘planejamento, conhecimento e execução assertiva’ por parte do perito. As quatro classificações numa ordem crescente de desempenho são: Insuficiente, Incompleto, Prolixo e Assertivo.

Referências

AGUIAR, J. L.; AGUIAR, A. G. A evolução da Perícia Contábil Judicial e o Novo
Código de Processo Civil. 1° ed. Goiânia: Kelps, 2016.

BLEIL, Claudecir; SANTIN, Luciane Aparecida Badalotti. A perícia contábil e sua importância sob o olhar dos magistrados. Revista de administração e ciências contábeis do IDEAU, v. 3, n. 7, 2008.

BLEIL, Claudecir; SANTIN, Luciane Aparecida Badalotti. A perícia contábil e sua importância sob o olhar dos magistrados. Revista de administração e ciências contábeis do IDEAU, v. 3, n. 7, 2008.

GODOY, Max Bianchi. Contexto da atividade pericial judicial e extrajudicial. (material didático) Programa de pós-graduação em Perícia Econômico-Financeira. Brasília: Unyleya, 2020a.

____________________. Pericial contábil. (material didático) Programa de pós-graduação em Perícia Econômico-Financeira. Brasília: Unyleya, 2020b.

LUNNA, Jose, Fluxograma processo ordinário civil, disponível em
http://lunnachat.blogspot.com/2011/06/fluxograma-processo-ordinario-juizo.html acesso 02/01/2021.

MIRANDA, Cláudio de Souza; PONTES, Guilherme Luiz Bertoni; MARQUES, Mariana Titoto; DAMASCENO, Willian Nalin. Perícia contábil: um panorama de seus profissionais e de suas atividades no Brasil. In: XX USP International Conference in Accouting. 2020.

MATIAS, José Ricardo dos Santos. Perícia judicial e extrajudicial: caminho profissional para economista (Trabalho de Conclusão de Curso). Ciências Econômicas-Unisul Virtual, 2019.

MOURA, Franklin dos Santos. Sociedade do rendimento: reflexões a partir de uma abordagem conceitual. Revista de Ciencias Empresariales y Sociales, v. 1, n. 1, p. 42-60, 2018.

MOURA, Ril. Perícia contábil judicial e extrajudicial: teoria e prática. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2002.

SÁ, Antônio Lopes de. Perícia contábil. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

ZUCOLOTTO, Karina; MOURA, Franklin dos Santos. Uma contribuição à identificação dos custos da qualidade na realização de perícia contábil judicial. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

dos Santos Moura, F. (2022). Etapas do trabalho pericial contábil: reflexões e sugestão de avaliação do resultado. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(6). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/136

Edição

Seção

Artigos de pesquisa