Por uma Pedagogia da diferença: Paulo Freire e Howard Gardner em diálogo

Autores

  • Uziel Sant'Ana Faculdade Unyleya

Palavras-chave:

Paulo Freire. Howard Gardner. Autonomia do educando. Processo Ensino-Aprendizagem. Direito à Diferença.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar dialogicamente parte da obra de dois autores relevantes na área da Educação. O tema da pesquisa se encontra nos conceitos principais da proposta pedagógica de Paulo Freire e a Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner. Nesse sentido, pretende-se analisar os textos originais desses autores, no intuito de realizar uma síntese que resulte em uma nova proposta pedagógica. O ponto de partida para tal análise são os conceitos de autonomia, tanto do educando quanto do professor e o direito à diferença. Tal direito é aqui entendido de forma mais ampla que o conceito de diversidade, entendendo que são os processos pedagógicos que precisam se adequar ao educando, e não o oposto. Sendo assim, a Teoria das Múltiplas Inteligências é o a impulsionadora dessa visão, ao mesmo tempo em que as propostas pedagógicas de Paulo Freire, se complementam, ao propor a autonomia do educando e do educador no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o direito à diferença deve estar presente no âmbito escolar, visto que para que a Educação seja de fato uma prática de liberdade, os atores envolvidos nesse processo precisam se reconhecer e serem reconhecidos em suas subjetividades.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Sant’Ana, U. (2022). Por uma Pedagogia da diferença: Paulo Freire e Howard Gardner em diálogo. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(5). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/144

Edição

Seção

Artigos de pesquisa