Práticas de Multiletramentos e o uso das Tecnologias Digitais na Formação Continuada do Docente no Brasil:

uma revisão de literatura em periódicos científicos no portal da CAPES no período de 2013 a 2023.

Autores/as

Palabras clave:

Formação Continuada

Resumen

A pesquisa foi uma revisão bibliográfica realizada no banco de dados do periódico CAPES das seguintes palavras-chaves: os multiletramentos, as tecnologias digitais e a formação continuada. E teve como objetivo mapear a produção acadêmica, entre os anos de 2013 a 2023, que abordaram as temáticas destacadas acima.Nesse sentido, foi possível identificar sete artigos científicos, dentro de um recorte temporal de cinco anos. Para análise dos artigos foi utilizada a análise de conteúdo e categorial de Bardin (2011), verificou-se nove categorias e buscou-se descrevê-las de acordo com as semelhanças ou discordâncias e algumas características, construindo-se quadros com os resultados encontrados para facilitar as observações. Inferiu-se, assim, que há uma carência de produções científicas relacionadas aos multiletramentos, as tecnologias digitais e a formação continuada.

 

Citas

Referências Bibliográficas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIMBATI, A.P. Ministro da Educação diz que não dá para formar bom professor a distância. Revista Uol, São Paulo. Disponível em: < https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/09/28/ministro-educacao-curso-distancia-evento-semesp.htm>. Acesso em: 17 de novembro de 2023.

BLOOM, B.S.; ENGELHART, M.D.; FURST, E.J.; HILL, W.H.; KRATHWOHL, D.R. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals. Handbook I: cognitive domain. New York: Longmans, 1956.

BUZATO, M. 2009. Letramento e inclusão: do estado-nação a era das TIC. D.E.L.T.A., 25:1, 1-38. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/delta/a/kgCZ89jPSGTy85Z9ncL5m9c/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01/09/23.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago/2002.

FILHO, T.A.G. Deficiência intelectual e tecnologias no contexto da escola inclusiva. In: GOMES, C. Discriminação e racismo nas Américas: um problema de justiça, equidade e direitos humanos. Curitiba: CRV, 2016. p. 305-321. Disponível em: <http://www.galvaofilho.net/DI_tecnologias.htm>. Acesso em: 01 de outubro de 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Levantamento bibliográfico e pesquisa científica. Fundamentos de Epidemiologia. Tradução. Barueri: Manole, 2011. Disponível em: <http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

GAMA, A.P.; BRASILEIRO, T.S.A. Cultura digital na formação de professores dos laboratórios de informática educativa em Santarém – Pará. In: COLARES, M.L.I.S.; PEREZ, J.R.R.; TAMBORIL, M.I.B. Educação e Realidade Amazônica. 1. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. cap. 9, p. 121-141.

GARCIA, F.W. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, 3, 1, 25-48, 2013.

GARCÍA, J.C.D. Livro branco da tecnologia assistiva no Brasil. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social, 2017.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002.

GOMES, R.; NOGUEIRA, H.B. Multiletramentos e usos de tecnologias digitais da informação e comunicação na formação continuada de professores e no contexto escolar. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, v.5, nº1, p.326-342, 2020.

INOCÊNCIO, A.C.G.; RIBEIRO, M.W.S. O uso de “Tecnologias” no processo de ensino-aprendizagem. Itinerarius Reflectionis Revista Eletrônica da Pós-Graduação em Educação, Jataí, 12, 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37151

MARTINS, A.P.S.; SILVA, H.R. O ensino de língua portuguesa na pandemia: os desafios da docência no contexto remoto. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, 18, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2589

Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/emti>. Acesso em: 22 de novembro de 2023.

MEDEIROS, Z.; VENTURA, P.C.S. O conceito cultura tecnológica e um estudo no meio educacional. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 09, 02, 272-289, 2007.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

PAIVA, F.J.O. Da formação docente tecnológica às práticas de letramento em uma escola da rede pública. Revista do Instituto de políticas públicas de Marília, v.4, n.2, p.97-106, 2018.

RODRIGUES, P.R.; ALVES, L.R.G. Tecnologia Assistiva – uma revisão do tema. Holos, 6, 170-180, 2013.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, L.P.; SOUSA, R.P. Novas tecnologias e pessoas com deficiências: a informática na construção da sociedade inclusiva? In: SOUSA, R.P.; MOITA, F.M.C.S.C.; CARVALHO, A.B.G. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011. p. 75-103.

SANTOS, W.S.; KARWOSKI, A.M. A educação infantil e a pedagogia dos multiletramentos. Perspectiva- Revista do centro de ciências da educação, Florianópolis, v. 39, n. 1 p. 01-21, 2021.

SILVA, A.D.P.; RABELO, N.M.; MAFRA, J.R.S. Pesquisas educacionais e tecnologias: um panorama inicial na Região Oeste do Pará. In: Colares, M.L.I.S.; PEREZ, J.R.R.; CARDOZO, M.J.P.B. Educação e Realidade Amazônica. 1. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. cap. 8, p. 179-197.

SILVA, A.F. PEREIRA, J.H.V. Internet, diversidade cultural e formação de professores: o papel do ambiente como espaço educativo para o respeito às diferenças. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 4, 7, 126-142, 2012.

SILVA, O.S.F. ANECLETO, U.C. SANTOS, S.P.N. Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, 2021.

SILVA, O.S.F.; XAVIER, H.S.M. Letramentos hipermidiáticos e produção de apps na formação docente. Educação em foco, Juiz de Fora, v.25, n.3, p. 60-84, 2020.

SILVA, R.F.; CORREIA, E.S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, 1, 23-35, 2014.

VERGNA, M.A. Tecnologias de informação e comunicação no ensino da língua portuguesa no ensino médio: uma revisão de literatura. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 20, p. 61-79, 2021. DOI: 10.12957/pr.2021.51560

VILAS BOAS, G.; SCHIRMANN, A.L.; BARBOSA, S. Do ambiente real ao ambiente virtual de aprendizagem: dois mundos mediados pelos multiletramentos e conectados pela pedagogia de projetos. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves v. 7, n. 2, p. 153-166, novembro, 2022.

Publicado

2023-12-16

Cómo citar

SAMPAIO FERREIRA, G., & Mendonça, L. (2023). Práticas de Multiletramentos e o uso das Tecnologias Digitais na Formação Continuada do Docente no Brasil: : uma revisão de literatura em periódicos científicos no portal da CAPES no período de 2013 a 2023. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(8). Recuperado a partir de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/208

Número

Sección

Artigos de Iniciação Científica e Extensão