Práticas de Multiletramentos e o uso das Tecnologias Digitais na Formação Continuada do Docente no Brasil:

uma revisão de literatura em periódicos científicos no portal da CAPES no período de 2013 a 2023.

Authors

Keywords:

Tecnologia Digital

Abstract

The research was a bibliographic review carried out in the CAPES journal database of the following keywords: multiliteracies, digital technologies and continuing education. The objective was to map academic production, between the years 2013 and 2023, which addressed the themes highlighted above. In this sense, it was possible to identify seven scientific articles, within a time frame of five years. To analyze the articles, Bardin's content and categorical analysis (2011) was used, nine categories were verified and an attempt was made to describe them according to similarities or disagreements and some characteristics, creating tables with the results found to facilitate observations. It was therefore inferred that there is a lack of scientific production related to multiliteracies, digital technologies and continuing education.

 

References

Referências Bibliográficas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIMBATI, A.P. Ministro da Educação diz que não dá para formar bom professor a distância. Revista Uol, São Paulo. Disponível em: < https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/09/28/ministro-educacao-curso-distancia-evento-semesp.htm>. Acesso em: 17 de novembro de 2023.

BLOOM, B.S.; ENGELHART, M.D.; FURST, E.J.; HILL, W.H.; KRATHWOHL, D.R. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals. Handbook I: cognitive domain. New York: Longmans, 1956.

BUZATO, M. 2009. Letramento e inclusão: do estado-nação a era das TIC. D.E.L.T.A., 25:1, 1-38. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/delta/a/kgCZ89jPSGTy85Z9ncL5m9c/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01/09/23.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago/2002.

FILHO, T.A.G. Deficiência intelectual e tecnologias no contexto da escola inclusiva. In: GOMES, C. Discriminação e racismo nas Américas: um problema de justiça, equidade e direitos humanos. Curitiba: CRV, 2016. p. 305-321. Disponível em: <http://www.galvaofilho.net/DI_tecnologias.htm>. Acesso em: 01 de outubro de 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Levantamento bibliográfico e pesquisa científica. Fundamentos de Epidemiologia. Tradução. Barueri: Manole, 2011. Disponível em: <http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

GAMA, A.P.; BRASILEIRO, T.S.A. Cultura digital na formação de professores dos laboratórios de informática educativa em Santarém – Pará. In: COLARES, M.L.I.S.; PEREZ, J.R.R.; TAMBORIL, M.I.B. Educação e Realidade Amazônica. 1. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. cap. 9, p. 121-141.

GARCIA, F.W. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, 3, 1, 25-48, 2013.

GARCÍA, J.C.D. Livro branco da tecnologia assistiva no Brasil. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social, 2017.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002.

GOMES, R.; NOGUEIRA, H.B. Multiletramentos e usos de tecnologias digitais da informação e comunicação na formação continuada de professores e no contexto escolar. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, v.5, nº1, p.326-342, 2020.

INOCÊNCIO, A.C.G.; RIBEIRO, M.W.S. O uso de “Tecnologias” no processo de ensino-aprendizagem. Itinerarius Reflectionis Revista Eletrônica da Pós-Graduação em Educação, Jataí, 12, 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37151

MARTINS, A.P.S.; SILVA, H.R. O ensino de língua portuguesa na pandemia: os desafios da docência no contexto remoto. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, 18, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2589

Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/emti>. Acesso em: 22 de novembro de 2023.

MEDEIROS, Z.; VENTURA, P.C.S. O conceito cultura tecnológica e um estudo no meio educacional. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 09, 02, 272-289, 2007.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

PAIVA, F.J.O. Da formação docente tecnológica às práticas de letramento em uma escola da rede pública. Revista do Instituto de políticas públicas de Marília, v.4, n.2, p.97-106, 2018.

RODRIGUES, P.R.; ALVES, L.R.G. Tecnologia Assistiva – uma revisão do tema. Holos, 6, 170-180, 2013.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, L.P.; SOUSA, R.P. Novas tecnologias e pessoas com deficiências: a informática na construção da sociedade inclusiva? In: SOUSA, R.P.; MOITA, F.M.C.S.C.; CARVALHO, A.B.G. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011. p. 75-103.

SANTOS, W.S.; KARWOSKI, A.M. A educação infantil e a pedagogia dos multiletramentos. Perspectiva- Revista do centro de ciências da educação, Florianópolis, v. 39, n. 1 p. 01-21, 2021.

SILVA, A.D.P.; RABELO, N.M.; MAFRA, J.R.S. Pesquisas educacionais e tecnologias: um panorama inicial na Região Oeste do Pará. In: Colares, M.L.I.S.; PEREZ, J.R.R.; CARDOZO, M.J.P.B. Educação e Realidade Amazônica. 1. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. cap. 8, p. 179-197.

SILVA, A.F. PEREIRA, J.H.V. Internet, diversidade cultural e formação de professores: o papel do ambiente como espaço educativo para o respeito às diferenças. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 4, 7, 126-142, 2012.

SILVA, O.S.F. ANECLETO, U.C. SANTOS, S.P.N. Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, 2021.

SILVA, O.S.F.; XAVIER, H.S.M. Letramentos hipermidiáticos e produção de apps na formação docente. Educação em foco, Juiz de Fora, v.25, n.3, p. 60-84, 2020.

SILVA, R.F.; CORREIA, E.S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, 1, 23-35, 2014.

VERGNA, M.A. Tecnologias de informação e comunicação no ensino da língua portuguesa no ensino médio: uma revisão de literatura. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 20, p. 61-79, 2021. DOI: 10.12957/pr.2021.51560

VILAS BOAS, G.; SCHIRMANN, A.L.; BARBOSA, S. Do ambiente real ao ambiente virtual de aprendizagem: dois mundos mediados pelos multiletramentos e conectados pela pedagogia de projetos. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves v. 7, n. 2, p. 153-166, novembro, 2022.

Published

2023-12-16

How to Cite

SAMPAIO FERREIRA, G., & Mendonça, L. (2023). Práticas de Multiletramentos e o uso das Tecnologias Digitais na Formação Continuada do Docente no Brasil: : uma revisão de literatura em periódicos científicos no portal da CAPES no período de 2013 a 2023. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(8). Retrieved from https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/208

Issue

Section

Artigos de Iniciação Científica e Extensão