Competências da tutoria na Educação a Distância

Autores

  • Narcisa Castilho Melo Faculdade Unyleya
  • Sirlei Alves Chaves

Palavras-chave:

Educação a Distância. Tutoria. Competências Tecnológicas. Competências Cognitivas. Competências Socioculturais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir do referencial teórico, elencar as principais competências tecnológicas, cognitivas e socioculturais necessárias à formação da função do tutor a distância. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica como fundamento primordial ao levantamento dos pontos centrais e estruturantes da Ead, assim como para uma melhor compreensão do papel da tutoria e suas competências, buscando apresentar as reflexões a respeito das práticas que devem ser desenvolvidas pelos tutores. Foi possível analisar saberes e competências necessárias ao efetivo trabalho do tutor da educação a distância, como também destacar a importância da comunicação para a mediação (interação) e sua capacidade de contribuir para a construção do conhecimento pelo aluno. O sucesso de todo o processo ensino-aprendizagem revela-se então como diretamente ligado à atuação do tutor, que deverá estar preparado para exercer o conjunto de competências específicas da educação. Caberá a ele observar que as questões das competências vão muito além das implicações da formação acadêmica, devendo ser encaradas de forma conjunta, entendendo que não existe uma mais relevante que a outra, mas sim o diálogo das várias competências desenvolvidas ou em vias de desenvolvimento, que determinarão o padrão do processo a ser desenvolvido pelo tutor.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Castilho Melo, N., & Alves Chaves, S. (2020). Competências da tutoria na Educação a Distância. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(1). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/9

Edição

Seção

Práticas profissionais: Educação