A A DANÇA NAS AULAS DE HISTÓRIA: RECURSO DIDÁTICO

DANÇA NAS AULAS DE HISTÓRIA: RECURSO DIDÁTICO

Autores

  • Susana Machado Felix Faculdade Unyleya

Palavras-chave:

Neuropedagogia;, Recurso Didático;, Ensino-Aprendizagem;, Memória;, Dança

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o papel da dança como recurso didático nas aulas de História. Descreve a dança, como elemento da arte, um dos elementos motivador para o desenvolvimento cognitivo, formação da identidade e da cidadania através do senso crítico, além do aprimoramento de habilidades básicas de interações e inclusões com o mundo, favorecendo como prática pedagógica a construção do conhecimento e da eficácia do ensino aprendizagem associadas as experiências corporais. Foram utilizados questionários para os alunos de escolas públicas e particulares, resultado do trabalho realizado na Faculdade na disciplina Projetos e Práticas Educacionais IV, além de vários artigos científicos de neuropedagogos e neurocientistas conceituados na área Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que os discentes desejam mais dinâmicas em sala para o aprendizado.

Referências

Referências Bibliográficas:

BATISTA, Nayara Carmem. A dança e a sua importância no ambiente escolar. (Acessado em 20 de janeiro de 2022). Disponível em https://www.webartigos.com/artigos/a-danca-e-sua-importancia-no-ambiente escolar/72225

COSTA, Laís Renó Stábile. Et al. O papel do professor na aprendizagem da criança: uma discussão a partir das compreensões de Vygotsky e Piaget. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 01, Vol. 07, pp. 18-26 janeiro de 2019. ISSN: 2448-0959 (Acessado em 20 de janeiro de 2022)

DA SILVA, Gerlane Paleta. A contribuição da dança para o desenvolvimento inteligência emocional no espaço escolar. (Acessado em 10 de fevereiro de 2022). Disponível em 16 file:///C:/Users/PC%20HOME/Downloads/A%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20da %20dan%C3%A7a%20para%20o%20desenvolvimento%20da%20intelig%C3%AAnc ia%20emocional%20no%20espa%C3%A7o%20escolar%20(3).pdf

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 33, n. 102, p.365- 384,2016.Disponível emhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 84862016000300014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 jan. 2022.

MAGUIRE, M. J. Music and epilepsy: A critical review, Department of Neurology, United Kingdom. Mar, 2012. (Acessado em 20 de janeiro de 2022). Disponível em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1528-1167.2012.03523.x/pdf

MALLMAAN, M.L.C; BARRETO, S. J. A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança. (Acessado em 10 de fevereiro de 2022). Disponível em file:///C:/Users/PC%20HOME/Downloads/danca_intelig%20(1).pdf.




MOURÃO Junior, Carlos Alberto e Melo, Luciene Bandeira Rodrigues Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2011, v. 27, n. 3 [Acessado 20 de janeiro de 2022] , pp. 309-314. Disponível em: . Epub 30 Set 2011. ISSN 1806-3446. https://doi.org/10.1590/S0102- 37722011000300006.

SILVA, Gabriel Gomes de Souza; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; FERNANDES, Cleonice Terezinha; FONTES, Tania Aparecida de Oliveira. As contribuições da dança (do ventre) no ensino-aprendizagem para crianças: uma óptica neurocientífica. Revista Educação Pública, v. 20, nº 4, 28 de janeiro de 2020. (Acessado em 24 de janeiro de 2022).Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/4/as-contribuicoes-da-danca-do ventre-no-ensino-aprendizagem-para-criancas-uma-optica-neurocientifica

Site Pensador.com – 395 Pensamentos de Victor Hugo. (Acessado em 21 de março de 2022). Disponível em: Victor Hugo - Pensador

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Machado Felix, S. (2022). A A DANÇA NAS AULAS DE HISTÓRIA: RECURSO DIDÁTICO: DANÇA NAS AULAS DE HISTÓRIA: RECURSO DIDÁTICO. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 4(2). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/148

Edição

Seção

Artigos de Conclusão de Curso