REVISTA POESIA (VENEZUELA)
análise percentual de autoria por gênero
Palavras-chave:
Revista Poesia; Análise quantitativa; Gênero; Nacionalidade; Literatura da América Latina; Periódicos literários.Resumo
A revista Poesia, fundada em Valência, Venezuela, em 1971, constitui um periódico literário de longa duração na América Latina (Pérez Só, 2016; Rivero, 2012). Este artigo apresenta uma análise quantitativa de seu índice público de autores, disponível em https://poesia.uc.edu.ve/autores/, com o objetivo de investigar a distribuição percentual de autoria por gênero e nacionalidade. A partir da categorização de 543 autores únicos, identificou-se uma expressiva assimetria de gênero: 73,1% dos colaboradores são homens, enquanto as mulheres correspondem a apenas 23,8%. Quanto à nacionalidade, 59,9% dos autores são estrangeiros e 34,8% são venezuelanos. O cruzamento das variáveis revela que a baixa representação feminina se mantém tanto entre autores venezuelanos (21,2%) quanto entre estrangeiros (25,2%), indicando um padrão estrutural de desigualdade que perpassa o perfil internacional da revista. Em diálogo com estudos sobre gênero, autoria e revistas literárias, os resultados sugerem a necessidade de reflexão sobre seus critérios editoriais e sobre as dinâmicas de consagração literária no contexto da América Hispânica (Foucault, 2006; Scott, 1995; Jackson, 2004; Lavrador, 2015).
Referências
FISH, Stanley. Is There a Text in This Class? The Authority of Interpretive Communities. Cambridge: Harvard University Press, 1980.
FOUCAULT, Michel. "O que é um autor?" In: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006 [1969].
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 1998.
JACKSON, Kenneth David. As Revistas Literárias na América Latina. São Paulo: Edusp, 2004.
LAVRADOR, Judite. "Revistas Literárias: Espaços de Consagração e Resistência". In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 45, 2015, p. 45 a 67.
MAFFEI, Luis. "Las revistas literarias en América Latina: de la modernidad a la globalización". In: Literatura y Lingüística, n. 25, 2012, p. 203 a 220.
MOI, Toril. Teoria Literária Feminista. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1999.
PÉREZ SÓ, Reynaldo. "La Revista Poesia: 45 años de vida ininterrumpida". In: Revista Poesia, n. 161, 2016, p. 3 a 5.
RAMOS, Julio. Desencuentros de la Modernidad en América Latina: Literatura y Política en el Siglo XIX. Santiago: Cuarto Propio, 2003.
RIVERO, Adhely. "Palabras inaugurales". In: Revista Poesia, n. 150, 2012, p. 1 a 2.
SCOTT, Joan. "Gênero: uma categoria útil de análise histórica." Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995, p. 71 a 99.
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e Vida Literária: Polêmicas, Diários & Retratos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
ZEA, Leopoldo. América en la Historia. Madrid: Ediciones de la Revista de Occidente, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.
