A mediação pedagógica como elemento interativo para o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior

Autores

  • Reginaldo Guedes Faculdade Unyleya

Palavras-chave:

Educação a Distância. Mediação Pedagógica. Interação.

Resumo

A educação a distância vem crescendo atualmente como uma importante modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação com o intuito de promover atividades educativas em lugares e tempos diversos. Diante desse cenário contemporâneo, cabe refletirmos sobre as mediações pedagógicas realizadas nesses novos tempos de cultura digital e educação. Iniciamos o artigo com contextualizações sobre a educação a distância no Brasil. Descrevemos a estrutura de um curso de pós-graduação a distância, promovido pela UAB (Universidade Aberta do Brasil). Analisamos situações de interação entre alunos e professores em uma disciplina do curso. Finalizamos com algumas reflexões sobre a importância de uma boa interação entre professores e alunos a fim de que haja aprendizagens colaborativas e significativas.

Referências

ALMEIDA, M.E.B de. Formação de Educadores a Distância na Pós-Graduação: Potencialidades para o Desenvolvimento da Investigação e Produção de Conhecimento. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1053-1072, out.-dez. 2012.
BRASIL. Decreto n. 5800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
FILHO, P.A. Educação a Distância: Uma Abordagem Metodológica e Didática a partir dos Ambientes Virtuais. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 41-72, ago. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. Educação na Era Digital. A Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
SLOMSKI, V.G.; ARAÚJO, A.M.P de; CAMARGO, A.S.S; WEFFORT, E.F.J. Tecnologias e Mediação Pedagógica na Educação Superior a Distância. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Vol. 13, No. 1, Jan/Abr., 2016 pp. 131-150.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Guedes, R. (2020). A mediação pedagógica como elemento interativo para o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior . Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(2). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/63

Edição

Seção

Artigos de pesquisa