O desafio da qualificação de professores para o ensino superior: o papel da EaD

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino Superior e Educação a Distância

Resumo

Ao adotar o universo formativo do docente de ensino superior como objeto de investigação, este estudo defende, a partir da bibliografia consultada, que a EaD, através das suas características, deveria ser mais utilizada como uma ferramenta útil e necessária para fazer frente ao desafio de uma preparação qualificada e em curto prazo de docentes para atuarem com qualidade no magistério superior em tempos de globalização. Tal afirmativa se justifica, na medida em que a EaD oferece condições tanto para uma articulação mais dinâmica entre ensino e aprendizagem quanto para o desenvolvimento das potencialidades docentes de modo a que estes possam ter condições de melhor compreender, interpretar e intervir no âmbito universitário com mais segurança e autonomia.

Referências

ALTHAUS, M. Ação Didática no Ensino Superior: A docência em discussão. In: Revista Teoria e Prática da Educação, v.7, n.1, jan./fev. de 2004, p. 101-106.

ANASTASIOU, L. das G. C. Profissionalização continuada: aproximações da teoria e da prática. In: Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 26., Poços de Caldas, 2003.
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior à Distância. Brasília, 2007.
CARVALHO, V. Possibilidades da Interface Educação Ambiental/Educação a Distância: Uma experiência no curso a distância de Licenciatura em Pedagogia. 16º CIAED, Foz de Iguaçu, 2010.
FERENC, A. & MIZUKAMI, M. Formação de Professores, Docência Universitária e o Aprender a Ensinar. Anais do VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. UNESP, 2005. PP. 3-10.
FONFONCA, E. (Coord.); ESTEVAM, G e CAMAS, M. (Orgs.) - Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. Curitiba: Editora IFPR, 2018. 183 p. v. 2
KENSKI, V. M. O que são tecnologias e por que elas são essenciais? In: Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP; Papirus, 2012.
___________. V. M. Tecnologias e o Tempo Docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAN, E. A Educação Superior a Distância no Brasil. In: Soares, M. (org.) A Educação Superior no Brasil. Brasília: CAPES-UNESCO, 2002, p. 251-274.
MOROSINI, M. C. (org.). Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2.ed. ampl. Brasília: Plano Editora, 2001.
MEC/INEP. Censo da Educação Superior 2018: Notas Estatísticas. Diretoria de Estatísticas Educacionais – DEED. Brasília, 2019.
NISKIER, A. A Importância da Educação a Distância. Fonte: <https://politica. estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-importancia-da-educacao-a-distancia/>. Acessado em : 04/12/2019.
PIMENTA, S. E ANASTASIOU, Docência em Formação – Docência no Ensino Superior. Vol. I, 2002. PIMENTEL, M. O Professor em Construção. Campinas (SP): Papirus, 1993.
PRANDI, L. Tendências do processo didático-pedagógico no ensino superior na contemporaneidade. In: Revista Akrópolis Umuarama, v. 17, n. 3, Jul./Set. 2009. p. 137-142.
SILVA, C. e CARNIELLI, B. Educação Superior a Distância no Contexto da Política de Formação de Professores. Revista online UFG, vol. 7, n. 2. Dezembro de 2005. Disponível em: <www.proec.ufg.br/ revista_ ufg/45anos/ I-EAD.html>. Acessado em: 04/12/2019.
SILVA, V. A Formação Didático Pedagógica do Professor Universitário: Uma Necessidade? Fundação Aprender. Disponível em: http://www. fundacaoaprender. org.br. Acessado em 04/12/2019.
SOARES, M. Políticas para a formação e profissionalização de Professores para o Ensino Superior: a contribuição do PROSUP. Dissertação de Mestrado. PUC-MG, Belo Horizonte, 2006.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Piracicaba: UNIMEP, 1998.
UNESCO. Global Education Monitoring Report Team. Fonte: < https://unesdoc. unesco.org/ark:/ 48223/pf0000261945> Acessado em: 04/12/2019.
ABMES. EaD se Consolida no Brasil, 2019. Fonte: <http://abmes.org.br/noticias/ detalhe/3320/ead-se-consolida-no-brasil> Acessado em: 03/12/2019.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

de Carvalho, V. S. (2020). O desafio da qualificação de professores para o ensino superior: o papel da EaD. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(1). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/10

Edição

Seção

Artigos de pesquisa