DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE CRISE:

impactos da pandemia de Covid-19 sobre a educação básica no Brasil

Autores

  • MARCIO DE SOUZA Faculdade Unyleya/PUC-Rio/UNESA/UGB
  • LILIAN ANGÉLICA DA SILVA SOUZA
  • LUANA VARGAS DE CARVALHO TEIXEIRA
  • VALDECIR FERREIRA VILARINNO
  • LHUCAS MARLEY FEITOSA DA SILVA

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Pandemia. Educação. Educação básica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a educação de crianças e adolescentes no Brasil. Aqui a educação é entendida como um dos direitos humanos inscritos constitucionalmente. A pesquisa tem caráter qualitativo, sendo classificada como exploratória que, no seu percurso metodológico, utilizou-se do método de revisão integrativa de artigos publicados, entre os meses de março de 2020 a dezembro de 2021, em revistas associadas a Programas de Pós-Graduação no Brasil, abordando o tema da educação básica durante o período pandêmico. Após o levantamento e leitura das produções, foram selecionados 11 artigos, em conformidade com os critérios de inclusão e de exclusão definidos na pesquisa. Conclui-se que a pandemia acelerou os problemas educacionais, bem como acentuou as desigualdades sociais existentes em nosso país.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

DE SOUZA, M., DA SILVA SOUZA, L. A. ., VARGAS DE CARVALHO TEIXEIRA, L. ., FERREIRA VILARINNO, V. ., & FEITOSA DA SILVA, L. M. . (2022). DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE CRISE: : impactos da pandemia de Covid-19 sobre a educação básica no Brasil. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(5). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/141

Edição

Seção

Artigos de pesquisa