Rioeduca em Casa: Relatos de Experiências sobre as Estratégias Pedagógicas Adotadas pelo Município do Rio de Janeiro no Contexto Pandêmico

Autores

  • Halyson Manosso Unyleya
  • Estêvão Nicholas Rosário dos Santos
  • Luciana Ferreira Furtado de Mendonça

Palavras-chave:

Covid-19., Letramento Digital, Pedagogia da Autoria, E-books, formação inicial do (a) Pedagogo (a)., Tecnologias Digitais, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Em Outubro de 2021, a prefeitura do munícipio do Rio de Janeiro anunciou o retorno pleno as atividades presenciais nas unidades escolares da rede pública, reconfigurando o cenário educacional após o fechamento devido a pandemia do COVID-19. O presente artigo relata como se deu o período de transição e adaptação, das modalidades de ensino remota, híbrida e o retorno presencial pleno, sob óptica dos(a) professores(a) da maior rede municipal da América Latina, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Foi realizada uma pesquisa com a abordagem qualitativa, com o uso do aplicativo Teams, com dez docentes da rede, atuantes em diferentes grupos atendidos pela SME-RJ. A partir das transcrições realizadas apontamos oito eixos temáticos que auxiliaram a compreensão do contexto pandêmico no cenário educacional do município do Rio de Janeiro, sob a perspectiva dos docentes. Uma das considerações relevantes, apontadas pelas narrativas, foi sobre o uso do aplicativo “Rioeduca em casa”, principal estratégia apresentada para o ensino híbrido, bem como os desafios vivenciados pela comunidade escolar, em especial as famílias dos(a) estudante, tendo em vista que essa ferramenta não foi suficiente para atender a demanda da população, evidenciando outras necessidades no atendimento do(a) aluno(a) que vivencia o período da pandemia de COVID-19, compreendendo que a mesma ainda não acabou. Portanto, as considerações apresentadas podem apoiar a organização de novas ações e políticas públicas.

Referências

BARDIN, Laurence, Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

NASSIF TAMARA. Pobreza tem alta recorde e atinge 62,2 milhões de brasileiros em 2021, diz IBGE. CNN Brasil Business. São Paulo. 02 dez. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/pobreza-tem-alta-recorde-e-atinge-625-milhoes-de-brasileiros-em-2021-diz-ibge/ Acesso em 03 dez. 2022.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: rascimo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2022.

IVENICKI, Ana. A Educação permanente e a formação continuada docente: questões urgentes para um mundo pós-pandêmico. Ensaio: aval. Pol. Público educ. 29 (113). Out-Dez 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002901130001. Acesso em: Acesso em 12 de outubro de 2022.

JATOBÁ, Alessandro; CORVELLO Patrícia Chiattone; CARVALHO, Paulo Victor Rodrigues de; ALMEIDA, Verônica Eloi de. Interdisciplinaridade, criatividade e inovação: um caminho potencializado pelas novas tecnologias digitais. Revista EDaPECI – Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. V. 21, n. 2, p. 57-70 mai./ago. 2021. São Cristóvão (SE). Disponível em: https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.215638.57-70. Acesso em: Acesso em 12 de outubro de 2022.

MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba: CRV, 2015.

MEDEIROS, Priscila Thais da Conceição de; PEREIRA, Lidiane de Martins. Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos. Signo, 46(85), 48-57. Disponível em: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15706. Acesso em 12 de outubro de 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINAYO, Maria Cecília. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000.

Por que a fome deve ser entendida como questão de saúde mental?. CRP-PR, 2021. Disponível em: https://crppr.org.br/direitos-humanos-2021/. Acesso em 06 de Dezembro de 2022.

SÁ, Renato Lobato de; CARVALHO, Felipe; COLACIQUE, Raquel. Relatos docentes de práticas educativas para inclusão na pandemia: experiências na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Olhar de Professor, [S. L.], v. 24, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.18411.085. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18411. Acesso em: Acesso em 12 de outubro de 2022.

SECRETARIA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Documento Orientador da Política Pedagógica. MultiRio: RJ, 2022. Disponível em:http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14102445/4352718/DocumentoOrientador2022Atualizado.pdf Acesso em 06 de dezembro de 2022.

SECRETARIA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Jornada de Planejamento 2022: perspectivas e projetos. MultiRio: RJ. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/17553-jornada-de-planejamento-2022-perspectivas-e-projetos Acesso em 06 de dezembro de 2022.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

SILVA, Sérgio Rafael Barbosa. Modernização dependente e a pandemia do covid-19: reflexões sobre ensino presencial e não presencial Revista Periferia. V.13 n.2 (2021). Disponível em: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60837. Acesso em: Acesso em 12 de outubro de 2022.

TAVARES, Felipe Rangel; LOBATO, Rodrigo Batista; COSTA, João Victor Ferreira Teixeira. Autorias Infantis e suas Cartografias do Isolamento: Mapas de Significados das Crianças Elaborados Durante o Ensino Remoto: Los mapas infantiles de significados elaborados durante el aprendizaje a distancia. EaD Em Foco, 11(2). 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1527. Acesso em: Acesso em 12 de outubro de 2022.

VELHO, Gilberto. Subjetividade e Sociedade: uma experiência da geração. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Manosso, H., Rosário dos Santos, E. N., & Ferreira Furtado de Mendonça, L. (2022). Rioeduca em Casa: Relatos de Experiências sobre as Estratégias Pedagógicas Adotadas pelo Município do Rio de Janeiro no Contexto Pandêmico. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(6). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/169

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica e Extensão