O modelo da Aproximação ao Ambiente Profissional: Um caso de redução da Distância Transacional em EAD

Autores

Palavras-chave:

Educação a distância, Distância transacional, Competência profissional, Educação formal, Evasão escolar

Resumo

Este artigo apresenta o impacto da implementação da disciplina Ambiente de Aproximação Profissional – AAP, dos Cursos de graduação da Faculdade Unyleya, na redução da Distância Transacional e, consequentemente, na Evasão Escolar. A disciplina AAP surge da necessidade de articulação entre teoria e prática, da integração de conhecimentos disciplinares, da resolução de casos concretos por meio da aplicação interdisciplinar do conhecimento construído é uma estratégia de aproximação do aluno tanto na formação crítica quanto no exercício de competências aplicadas ao contexto profissional. Para o levantamento de dados foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio da análise documental e da aplicação de um questionário aos coordenadores de curso. O objetivo do estudo está na apresentação de soluções práticas à evasão escolar por meio da exposição de um caso aplicado. Percebe-se que, ao observar os preceitos da andragogia e aplicar os ensinos à realidade do mercado de trabalho dos alunos, é possível notar o maior interesse dos aprendizes em permanecerem na educação formal. Entretanto, alterações no sistema de ensino, assim como aprofundamentos na pesquisa são necessários tanto para confirmar a redução da Distância Transacional, quanto para alcançar melhores resultados no combate à evasão escolar.

Referências

BLOOM, Benjamim S.; ENGELHART, Max D.; FURST, Edward J.; HILL, Walker H.; e
KRATHWOHL, David R. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1979.
CABRAL, P. M. B. A. Interação, autonomia e o papel das tecnologias no controle transacional: o que a educação a distância tem para nos oferecer na educação presencial. Revista Intersaberes, v. 12, n. 26, p. 228-240, 2017.
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; e LEITE, João Batista Diniz. Gestão do conhecimento e gestão por competências. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005.
DAVENPORT, Thomas H.; e PRUSAK, Laurence. Working knowledge: how organizations manage what they know. Boston: Harvard Buniness School Press, 1998.
DILLENBOURG, P. Virtual Learning Environment. Disponível em <http://tecfa.unige.ch/tecfa/publicat/dil-papers-2/Dil.7.5.18.pdf.>.
DURAND, Thomas. L’alchimie de la compétence. Revue Française de Gestion, Paris, 127, p.84-102, Janvier-Février, 2000.
FERREIRA, V. S.; ELIA, M. F. Uma modelagem conceitual para apoiar a identificação das causas da evasão escolar em EAD. Anais do Workshop de Informática na Escola. 2013. Disponível em: <doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.399>.
JORGE, Bruno G, et al. Evasão na educação a distância: Um estudo sobre a evasão em uma instituição de Ensino Superior, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010220450.pdf>.
KARPINSKI, J. A. et al. Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD: a percepção dos acadêmicos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 2, p. 440-457, 2017.
MATURANA, Humberto. Transformación en la convivência. Santiago (Chile): Dólmen, 2002.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia, 1987.
ROPÉ, Françoise; e TANGUY, Lucie. Introdução. In: Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, p. 15-24, 1997.
SANTOS, Elaine Maria dos, et al. Evasão na Educação a Distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção, 2008. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200845607PM.pdf>.
SENGE, Peter. A quinta disciplina. São Paulo: Best-Seller, 1998.
SILVEIRA, Claudia Alexandra Bolela. Educação a distância e a evasão: Estudo de caso da realidade no polo UAB de Franca, 2012. Disponível em <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/93>.
SOUZA, Onília Cristina de. Evasão em cursos a distância: análise dos motivos de desistência, 2008. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/552008112738PM.pdf>.
VIEIRA, K. M et al. Determinantes da Qualidade dos Cursos de Educação a Distância: uma análise multifatorial. Revista Estudo & Debate, v. 20, n. 1, p. 71-96, 2013.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Brito Aguiar, V., & Capistrano de Oliveira, M. V. (2020). O modelo da Aproximação ao Ambiente Profissional: Um caso de redução da Distância Transacional em EAD. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(1). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/15

Edição

Seção

Práticas profissionais: Educação