O ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA

O CASO DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ

Authors

Keywords:

Ensino Superior., Ensino Remoto., Pós-Graduação., Programa stricto sensu., Covid-19.

Abstract

This research was born out of the need to investigate the challenges of a stricto sensu course at a Federal University in the face of the Covid-19 pandemic, from the perspective of adaptations experienced by the faculty and students. Faced with the abrupt stoppage in March 2020, the EICOS Program - Graduate Program in Psychosociology of Communities and Social Ecology, from of the UFRJ, an face-to-face course, had to adapt its procedures and technology to resume classes in a remote teaching, a modality that became the answer for the continuity of teaching and learning in general, a challenging scenario for Education as a whole. At that time, the teachers of the EICOS Program had degrees of dissymmetry in relation to their familiarity with Distance Learning, a modality that has similarities and also differences with Remote Teaching. The research intended, in a quantitative-qualitative way, to use as data analysis instruments, questionnaires and interviews among teachers and students, aiming to collect information regarding the moment of cessation of academic activities, the challenges in terms of technological and methodological issues, as well as the adaptations for all academic activities and perceptions regarding the Remote Teaching in the course and for the parties involved.

Author Biographies

RICARDO ANTONIO XAVIER DE BARROS FERNANDES, UNESA

Mestre em Educação pela UNESA (linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais - TICPE). Possui Graduação de Licenciatura em História pela Universidade Veiga de Almeida (2009) e Bacharelado em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990). Possui titulação do Curso Lato Sensu em Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação pela Universidade Cândido Mendes (2012). Servidor da UFRJ desde 1988, tendo trabalhado na Divisão Gráfica, Colégio de Aplicação e atualmente no Programa EICOS - Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da da UFRJ. Entre 2014 e 2016 foi cedido para a Autoridade Pública Olímpica, exercendo o cargo de Programador Visual na Diretoria de Integração. Desde 2017 retornou à UFRJ, secretariando o curso de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social. Tem experiência na área de Comunicação Visual, com ênfase em linguagem e tratamento de imagens/fotografias. É responsável pelo gerenciamento do site do Programa EICOS, assim como pelas rotinas administrativas e gerenciais.

LUIS CLÁUDIO DALLIER SALDANHA, UNESA

Doutor em Educação pela UFSCar (2001), Mestre em Letras pela USP (1995) e Graduado em Letras (UERJ, 1989). Diretor de Ensino e Diretor de Serviços Pedagógicos do Grupo Estácio-YDUQS (2015-2019). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Universitária. Coordenou o Grupo de Pesquisa em EaD, (2012-2014) e CPA (2014) do Centro Universitário Estácio UniSEB. Atuou como prestador de serviços educacionais da Unyka (Grupo SEB), da Pearson Education do Brasil e da Rede de Ensino LFG. Professor do MBA em Engenharia e Inovação do VEDUCA/UniSEB (2012-2014). Tem estudos desenvolvidos e publicados na área de Novas Tecnologias, Educação e Gestão da Inovação Tecnológica, Educação a Distância, Estudos Linguísticos e Cultura Judaica. Tem experiência em coordenação e gestão de cursos de formação e pós-graduação. Participou de comissões de redação e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação e MBA na UNICID, no UNICEP, na FADISC e no UniSEB. Foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de São Carlos (2004-2006) e Coordenador do Curso de Secretariado Executivo da FADISC (2001-2006). Coordenou a Comissão de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da FADISC (2005-2006) e do Centro Universitário UniSEB (2013). Atuou como analista técnico-pedagógico da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2009-2013) e foi membro do Conselho Superior de Administração do UniSEB (2010-2011). na FADISC e no UniSEB. Foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de São Carlos (2004-2006) e Coordenador do Curso de Secretariado Executivo da FADISC (2001-2006). Coordenou a Comissão de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da FADISC (2005-2006) e do Centro Universitário UniSEB (2013). Atuou como analista técnico-pedagógico da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2009-2013) e foi membro do Conselho Superior de Administração do UniSEB (2010-2011). na FADISC e no UniSEB. Foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de São Carlos (2004-2006) e Coordenador do Curso de Secretariado Executivo da FADISC (2001-2006). Coordenou a Comissão de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da FADISC (2005-2006) e do Centro Universitário UniSEB (2013). Atuou como analista técnico-pedagógico da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2009-2013) e foi membro do Conselho Superior de Administração do UniSEB (2010-2011).

References

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Published

2022-12-20

How to Cite

XAVIER DE BARROS FERNANDES, R. A., & DALLIER SALDANHA, L. C. (2022). O ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA: O CASO DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 4(2). Retrieved from https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/155

Issue

Section

Práticas profissionais: Educação