Educação Afrocêntrica: um currículo decolonial e antirracista na educação infantil

a decolonial and anti-racist curriculum in early childhood education

Autores

Palavras-chave:

Educação antirracista, Descolonialidade, Sankofa, Educação Afrocentrada, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo visa, por meio de revisão de literatura, tratar da importância do afrocentramento da educação infantil na cidade, apontando por meio de dados estatísticos a cidade de Salvador como objeto de estudo, juntamente como os referenciais teóricos e o projeto político pedagógico de uma instituição afrocêntrica, busca justificar a necessidade de racializar as práticas pedagógicas desde a construção do currículo educacional até a sala de aula com crianças de 0 a 5 anos. Esse trabalho aponta como a educação afrocêntrica e a pedagogia histórico crítica caminham juntas na construção da referência Escolinha Maria Felipa, de renome municipal, juntamente com outras instituições Pan africanistas que pautam o conhecimento ancestral de África como conhecimento possível nas instituições de educação infantil. Centradas nos pilares da afrocentricidade, agência e cosmovisão, apresentam uma outra perspectiva curricular que deslocam o padrão branco intelectual e aponta para outras culturas, não somente de África, como de diáspora e indígena.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Santos de Santana, J. (2020). Educação Afrocêntrica: um currículo decolonial e antirracista na educação infantil: a decolonial and anti-racist curriculum in early childhood education. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(2). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/39

Edição

Seção

Artigos de pesquisa