INCIVILIDADES, CONFLITOS E VIOLÊNCIAS ESCOLARES: elucidando algumas categorias para a mediação de conflitos na escola
Keywords:
Incivilidades. Conflitos. Violências escolares. Educação e ciências sociais. Mediação de conflitos na escola.Abstract
This article aims to present the data of a qualitative research on incivilities, conflicts and violence in the school context, from a bibliographic study, in order to provide subsidies for a reflection about the limits and the possibilities of mediation of conflicts at school. Therefore, this same work provides an interface between education and the social sciences. For now, it can be concluded that clarifying is important insofar as, for a specific case, a type of treatment matters.
References
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.
ARAGÃO, Milena; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Práticas de castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidianos. Conjectura, v. 17, n. 2, p. 17-36, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/1648/1024>. Acesso em 20/11/2020.
ARIÈS, Philippe. A história social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 5. Ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2012.
BRASIL. Decreto-lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941. Lei das contravenções penais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3688.htm>. Acesso em: 18/11/2020.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 18/11/2020.
BRITO, Geovane. ‘Educação pode mudar o mundo’, diz professor que sofreu bullying em sala de aula. G1, Globo, Santarém e Região, TV Tapajós, 03/04/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/04/03/educacao-pode-mudar-o-mundo-diz-professor-que-sofreu-bulliyng-em-sala-de-aula.ghtml>. Acesso em: 21/11/2020.
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro?: das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de. A escolarização em famílias da classe trabalhadora. Cadernos de Pesquisa, n. 9, v. 42, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, p. 27-40, ago./1982. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1548/1547>. Acesso em: 20/11/2020.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, nº 8, p. 432-443, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf>. Acesso em: 24/11/2020.
CHRISPINO, Alvaro; CHRISPINO, Raquel S. P. A mediação do conflito escolar. 2. Ed. São Paulo: Biruta, 2011.
______. A judicialização das relações escolares e a responsabilidade civil dos educadores. Ensaio: avaliação de políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 9-30, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.mprj.mp.br/documents/20184/172905/A_judicializacao_das_relacoes_escolares.pdf>, Acesso em: 21/11/2020.
COMENIUS, Jan Amos. Didática magna. Tradução de Ivone C. Benedetti. 4. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. A judicialização da educação. Revista CEJ, Brasília, ano XIII, v. 1, p. 32-45, abr./jun. 2009. Disponível em: <http://www.mprj.mp.br/documents/20184/172905/a_judicializacao_da_educacao.pdf>. Acesso em: 21/11/2020.
DADOUN, Roger. A violência: ensaio acerca do “homo violens”. Tradução de Pilar Ferreira de Carvalho; Carmen de Carvalho Ferreira. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
D’AGOSTINI, Ana Carolina. A vítima do bullying é o professor. E agora? Nova Escola, 28/08/2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/18258/a-vitima-do-bullying-e-o-professor-e-agora>. Acesso em: 12/11/2020.
DEBARBIEUX, Eric. A violência na escola francesa: 30 anos de construção social do objeto (1967-1997). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 163-197, jan./jun. 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v27n1/a11v27n1.pdf>. Acesso em: 20/11/2020.
DEBARDIEUX, Eric; BLAYA, Catherine (Org.). Violência nas escolas e políticas públicas. Tradução de Patrícia Zimbres. Brasília: UNESCO, 2002.
DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: IDEM (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15-41.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Tradução de Stephania Matousek. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Volume 1: uma história dos costumes. Tradução de Ruy Jungmann. 2. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus Editora, 2005.
FERREIRA, Paula. Educação 360: professores também sofrem bullying nas rede sociais. O Globo, Sociedade, 25/09/2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/educacao-360-professores-tambem-sofrem-bullying-nas-redes-sociais-23100298>. Acesso em: 21/11/2020.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GROSS, Ondine. Restore the respect: how to mediate school conflicts & keep students learning. Baltimore, MD: Paul H. Brookes, 2016.
JABKLOWSKI, Gabriela Irina. Mediación escolar. Revista Digital 12(ntes), número 42 (segunda época), p. 3-8, abril/2018. Disponível em: <https://editafacil.blob.core.windows.net/publicaciones/191BAA53/pdf/publicacionA4.pdf>. Acesso em: 24/11/2020.
KRIESBERG, Louis. Constructive conflicts: from escalation to resolution. 3. Ed. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2007.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GUIMARÃES, Eloisa. Escola, galera e narcotráfico. 2. Ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
MAFFESOLI, Michel. A violência totalitária: ensaios de antropologia política. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Porto Alegre: Sulina, 2001.
______. A dinâmica da violência. Tradução de Cristina M. V. frança. São Paulo: Revista dos Tribunais; Vértice, 1987.
MAYER, Mathew J.; JIMERSON, Shane R. School safety and violence prevention: science, practice, policy. Washignton, DC: American Psychological Association, 2019.
MOORE, Christopher W. O processo de mediação: estratégias práticas para a resolução de conflitos. Tradução de Magda França Lopes. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
NISZ, Charles. Nos EUA, aluno sofre bullying de colegas e do professor na sala de aula. Yahoo Notícias, 30/08/2012. Disponível em: <https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/nos-eua-aluno-sofre-bullying-colegas-e-professor-201450161.html>. Acesso em: 21/11/2020.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, 27(1), p. 99-108, jan./mar. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n1/v27n1a12.pdf>. Acesso em: 04/11/2020.
OLWEUS, Dan. Bullying at school: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell Publishers, 1993.
POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 3030-312, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v9n2/v9n2a12.pdf>. Acesso em: 12/11/2020.
RIOS, Zoé. A mediação de conflitos no cenário escolar. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
RUMMEL, Rudolph J. Understanding conflict and war. Vol 2: the conflict helix, chapter 26. California: Savage Publications, 1976. Disponível em: <https://www.hawaii.edu/powerkills/UCW.HTM>. Acesso em: 11/11/2020.
SEGAL, Robert Lee. Mediação de conflitos escolares: sobre famílias e escolas no mesmo lado da mesa. Monografia (Especialização em Mediação de Conflitos, com ênfase em família) – Instituto A Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2019a. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K239644.pdf>. Acesso em: 02/11/2020.
______. Sobre escolas, unidades de polícia pacificadora (UPPs) e desigualdades de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 278-291, maio/ago. 2019b. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=13954&path%5B%5D=7085>. Acesso em: 24/11/2020.
______. Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e Escolas: UPPS e aspectos educacionais no Rio de Janeiro – o caso das escolas na grande Tijuca. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. Disponível em: <https://www.letracapital.com.br/produto/unidades-de-policia-pacificadora-upps-e-escolas/>. Acesso em: 24/11/2020.
______. Violência escolar: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
SMITH, Peter K. Violence in schools: the response in europe. New York: Routledge, 2002.
ZALUAR, Alba; LEAL, Maria Cristina. Violência extra e intramuros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 45, p. 145-164, fev./2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v16n45/4335.pdf>. Acesso em: 24/11/2020.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniela Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.
ARAGÃO, Milena; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Práticas de castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidianos. Conjectura, v. 17, n. 2, p. 17-36, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/1648/1024>. Acesso em 20/11/2020.
ARIÈS, Philippe. A história social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 5. Ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2012.
BRASIL. Decreto-lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941. Lei das contravenções penais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3688.htm>. Acesso em: 18/11/2020.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 18/11/2020.
BRITO, Geovane. ‘Educação pode mudar o mundo’, diz professor que sofreu bullying em sala de aula. G1, Globo, Santarém e Região, TV Tapajós, 03/04/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/04/03/educacao-pode-mudar-o-mundo-diz-professor-que-sofreu-bulliyng-em-sala-de-aula.ghtml>. Acesso em: 21/11/2020.
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro?: das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de. A escolarização em famílias da classe trabalhadora. Cadernos de Pesquisa, n. 9, v. 42, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, p. 27-40, ago./1982. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1548/1547>. Acesso em: 20/11/2020.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, nº 8, p. 432-443, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf>. Acesso em: 24/11/2020.
CHRISPINO, Alvaro; CHRISPINO, Raquel S. P. A mediação do conflito escolar. 2. Ed. São Paulo: Biruta, 2011.
______. A judicialização das relações escolares e a responsabilidade civil dos educadores. Ensaio: avaliação de políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 9-30, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.mprj.mp.br/documents/20184/172905/A_judicializacao_das_relacoes_escolares.pdf>, Acesso em: 21/11/2020.
COMENIUS, Jan Amos. Didática magna. Tradução de Ivone C. Benedetti. 4. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. A judicialização da educação. Revista CEJ, Brasília, ano XIII, v. 1, p. 32-45, abr./jun. 2009. Disponível em: <http://www.mprj.mp.br/documents/20184/172905/a_judicializacao_da_educacao.pdf>. Acesso em: 21/11/2020.
DADOUN, Roger. A violência: ensaio acerca do “homo violens”. Tradução de Pilar Ferreira de Carvalho; Carmen de Carvalho Ferreira. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
D’AGOSTINI, Ana Carolina. A vítima do bullying é o professor. E agora? Nova Escola, 28/08/2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/18258/a-vitima-do-bullying-e-o-professor-e-agora>. Acesso em: 12/11/2020.
DEBARBIEUX, Eric. A violência na escola francesa: 30 anos de construção social do objeto (1967-1997). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 163-197, jan./jun. 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v27n1/a11v27n1.pdf>. Acesso em: 20/11/2020.
DEBARDIEUX, Eric; BLAYA, Catherine (Org.). Violência nas escolas e políticas públicas. Tradução de Patrícia Zimbres. Brasília: UNESCO, 2002.
DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: IDEM (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15-41.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Tradução de Stephania Matousek. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Volume 1: uma história dos costumes. Tradução de Ruy Jungmann. 2. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus Editora, 2005.
FERREIRA, Paula. Educação 360: professores também sofrem bullying nas rede sociais. O Globo, Sociedade, 25/09/2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/educacao-360-professores-tambem-sofrem-bullying-nas-redes-sociais-23100298>. Acesso em: 21/11/2020.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GROSS, Ondine. Restore the respect: how to mediate school conflicts & keep students learning. Baltimore, MD: Paul H. Brookes, 2016.
JABKLOWSKI, Gabriela Irina. Mediación escolar. Revista Digital 12(ntes), número 42 (segunda época), p. 3-8, abril/2018. Disponível em: <https://editafacil.blob.core.windows.net/publicaciones/191BAA53/pdf/publicacionA4.pdf>. Acesso em: 24/11/2020.
KRIESBERG, Louis. Constructive conflicts: from escalation to resolution. 3. Ed. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2007.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GUIMARÃES, Eloisa. Escola, galera e narcotráfico. 2. Ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
MAFFESOLI, Michel. A violência totalitária: ensaios de antropologia política. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Porto Alegre: Sulina, 2001.
______. A dinâmica da violência. Tradução de Cristina M. V. frança. São Paulo: Revista dos Tribunais; Vértice, 1987.
MAYER, Mathew J.; JIMERSON, Shane R. School safety and violence prevention: science, practice, policy. Washignton, DC: American Psychological Association, 2019.
MOORE, Christopher W. O processo de mediação: estratégias práticas para a resolução de conflitos. Tradução de Magda França Lopes. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
NISZ, Charles. Nos EUA, aluno sofre bullying de colegas e do professor na sala de aula. Yahoo Notícias, 30/08/2012. Disponível em: <https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/nos-eua-aluno-sofre-bullying-colegas-e-professor-201450161.html>. Acesso em: 21/11/2020.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, 27(1), p. 99-108, jan./mar. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n1/v27n1a12.pdf>. Acesso em: 04/11/2020.
OLWEUS, Dan. Bullying at school: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell Publishers, 1993.
POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 3030-312, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v9n2/v9n2a12.pdf>. Acesso em: 12/11/2020.
RIOS, Zoé. A mediação de conflitos no cenário escolar. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
RUMMEL, Rudolph J. Understanding conflict and war. Vol 2: the conflict helix, chapter 26. California: Savage Publications, 1976. Disponível em: <https://www.hawaii.edu/powerkills/UCW.HTM>. Acesso em: 11/11/2020.
SEGAL, Robert Lee. Mediação de conflitos escolares: sobre famílias e escolas no mesmo lado da mesa. Monografia (Especialização em Mediação de Conflitos, com ênfase em família) – Instituto A Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2019a. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K239644.pdf>. Acesso em: 02/11/2020.
______. Sobre escolas, unidades de polícia pacificadora (UPPs) e desigualdades de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 278-291, maio/ago. 2019b. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=13954&path%5B%5D=7085>. Acesso em: 24/11/2020.
______. Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e Escolas: UPPS e aspectos educacionais no Rio de Janeiro – o caso das escolas na grande Tijuca. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. Disponível em: <https://www.letracapital.com.br/produto/unidades-de-policia-pacificadora-upps-e-escolas/>. Acesso em: 24/11/2020.
______. Violência escolar: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
SMITH, Peter K. Violence in schools: the response in europe. New York: Routledge, 2002.
ZALUAR, Alba; LEAL, Maria Cristina. Violência extra e intramuros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 45, p. 145-164, fev./2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v16n45/4335.pdf>. Acesso em: 24/11/2020.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniela Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Published
2020-12-23
How to Cite
Segal, R. (2020). INCIVILIDADES, CONFLITOS E VIOLÊNCIAS ESCOLARES: elucidando algumas categorias para a mediação de conflitos na escola. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(2). Retrieved from https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/62
Issue
Section
Research Articles