O ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA
O CASO DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ
Palavras-chave:
Ensino Superior., Ensino Remoto., Pós-Graduação., Programa stricto sensu., Covid-19.Resumo
Esta pesquisa partiu da necessidade de se investigar os desafios de um curso stricto sensu de uma Universidade Federal diante da pandemia da Covid-19, sob a perspectiva de adaptações e adequações por parte dos corpos docente e discente. Diante da paralisação abrupta em março de 2020, o Programa EICOS – Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), curso essencialmente presencial, teve que se adaptar em procedimentos e ferramentas tecnológicas para a retomada das aulas na forma remota, modalidade que foi a resposta para a continuidade do ensino-aprendizagem em geral, um cenário ímpar e desafiador para a Educação como um todo. Os docentes do Programa EICOS tinham naquele momento graus de dissimetria em relação à familiaridade com a Educação a Distância (EaD), modalidade que guarda semelhanças e, também, diferenças com o Ensino Remoto (ER). A pesquisa analisou, de forma quanti-qualitativa, através de instrumentos de análise de dados questionários e entrevistas entre docentes e discentes, objetivando coletar informações referentes aos desafios diante de questões tecnológicas e metodológicas, assim como as adaptações para todas as atividades acadêmicas e percepções em relação do ER no curso e para as partes envolvidas.
Referências
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