O ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA

O CASO DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior., Ensino Remoto., Pós-Graduação., Programa stricto sensu., Covid-19.

Resumo

Esta pesquisa partiu da necessidade de se investigar os desafios de um curso stricto sensu de uma Universidade Federal diante da pandemia da Covid-19, sob a perspectiva de adaptações e adequações por parte dos corpos docente e discente. Diante da paralisação abrupta em março de 2020, o Programa EICOS – Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), curso essencialmente presencial, teve que se adaptar em procedimentos e ferramentas tecnológicas para a retomada das aulas na forma remota, modalidade que foi a resposta para a continuidade do ensino-aprendizagem em geral, um cenário ímpar e desafiador para a Educação como um todo. Os docentes do Programa EICOS tinham naquele momento graus de dissimetria em relação à familiaridade com a Educação a Distância (EaD), modalidade que guarda semelhanças e, também, diferenças com o Ensino Remoto (ER). A pesquisa analisou, de forma quanti-qualitativa, através de instrumentos de análise de dados questionários e entrevistas entre docentes e discentes, objetivando coletar informações referentes aos desafios diante de questões tecnológicas e metodológicas, assim como as adaptações para todas as atividades acadêmicas e percepções em relação do ER no curso e para as partes envolvidas.

Biografia do Autor

RICARDO FERNANDES, UNESA

Mestre em Educação pela UNESA (linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais - TICPE). Possui Graduação de Licenciatura em História pela Universidade Veiga de Almeida (2009) e Bacharelado em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990). Possui titulação do Curso Lato Sensu em Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação pela Universidade Cândido Mendes (2012). Servidor da UFRJ desde 1988, tendo trabalhado na Divisão Gráfica, Colégio de Aplicação e atualmente no Programa EICOS - Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da da UFRJ. Entre 2014 e 2016 foi cedido para a Autoridade Pública Olímpica, exercendo o cargo de Programador Visual na Diretoria de Integração. Desde 2017 retornou à UFRJ, secretariando o curso de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social. Tem experiência na área de Comunicação Visual, com ênfase em linguagem e tratamento de imagens/fotografias. É responsável pelo gerenciamento do site do Programa EICOS, assim como pelas rotinas administrativas e gerenciais.

LUÍS CLAUDIO DALLIER, UNESA

Doutor em Educação pela UFSCar (2001), Mestre em Letras pela USP (1995) e Graduado em Letras (UERJ, 1989). Diretor de Ensino e Diretor de Serviços Pedagógicos do Grupo Estácio-YDUQS (2015-2019). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Universitária. Coordenou o Grupo de Pesquisa em EaD, (2012-2014) e CPA (2014) do Centro Universitário Estácio UniSEB. Atuou como prestador de serviços educacionais da Unyka (Grupo SEB), da Pearson Education do Brasil e da Rede de Ensino LFG. Professor do MBA em Engenharia e Inovação do VEDUCA/UniSEB (2012-2014). Tem estudos desenvolvidos e publicados na área de Novas Tecnologias, Educação e Gestão da Inovação Tecnológica, Educação a Distância, Estudos Linguísticos e Cultura Judaica. Tem experiência em coordenação e gestão de cursos de formação e pós-graduação. Participou de comissões de redação e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação e MBA na UNICID, no UNICEP, na FADISC e no UniSEB. Foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de São Carlos (2004-2006) e Coordenador do Curso de Secretariado Executivo da FADISC (2001-2006). Coordenou a Comissão de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da FADISC (2005-2006) e do Centro Universitário UniSEB (2013). Atuou como analista técnico-pedagógico da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2009-2013) e foi membro do Conselho Superior de Administração do UniSEB (2010-2011). na FADISC e no UniSEB. Foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de São Carlos (2004-2006) e Coordenador do Curso de Secretariado Executivo da FADISC (2001-2006). Coordenou a Comissão de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da FADISC (2005-2006) e do Centro Universitário UniSEB (2013). Atuou como analista técnico-pedagógico da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2009-2013) e foi membro do Conselho Superior de Administração do UniSEB (2010-2011). na FADISC e no UniSEB. Foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de São Carlos (2004-2006) e Coordenador do Curso de Secretariado Executivo da FADISC (2001-2006). Coordenou a Comissão de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da FADISC (2005-2006) e do Centro Universitário UniSEB (2013). Atuou como analista técnico-pedagógico da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2009-2013) e foi membro do Conselho Superior de Administração do UniSEB (2010-2011).

Referências

BOTO, C. A educação e a escola em tempos de coronavírus.Jornal da USP. São Paulo, 08 abr. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 05 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 14/2022, de 05 de julho de 2022, que dispõe sobre diretrizes nacionais gerais para o desenvolvimento do processo híbrido de ensino e aprendizagem na Educação Superior, em conformidade com o Indicação CNE/CP nº 1, de 13 de abril de 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=238781-pcp014-22&category_slug=julho-2022-pdf&Itemid=30192. Acesso em 01 set. 2022.

EICOS UFRJ - Programa em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Bem-vindas e bem-vindos! Quem somos? Missão. Rio de Janeiro: EICOS, c2017. Disponível em: http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/pt/home/ apresentacao-2/. Acesso em: 28 nov. 2021.

GHISLENI, T. et al. Educação em tempos de pandemia: a migração do ensino para o formato não presencial como um cenário de desafios e possibilidades. Disciplinarium Scientia. Santa Maria, v.21 n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/download/3562/2713. Acesso em 14 mar 2022.

HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de
emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v.2, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/download/17/16/95. Acesso em: 10 nov. 2021.

MILLS, D. (org.) Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

PEIXOTO, J; ARAÚJO, C. H. S. Tecnologia e educação: algumas consideraçõesSobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Sociedade, n. 33, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/abstract/?lang=pt. Acesso em 10 abr. 2022

SALDANHA, L. C. D. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, vol. 17, n. 50, p. 124-144, out/dez. 2020. DOI 10.5935/2238-1279.20200080.Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/ article/view/8701/47967205. Acesso em: 25 out. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

XAVIER DE BARROS FERNANDES, R. A., & DALLIER SALDANHA, L. C. (2022). O ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA: O CASO DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 4(2). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/155

Edição

Seção

Práticas profissionais: Educação