A mediação pedagógica como elemento interativo para o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior
Palavras-chave:
Educação a Distância. Mediação Pedagógica. Interação.Resumo
A educação a distância vem crescendo atualmente como uma importante modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação com o intuito de promover atividades educativas em lugares e tempos diversos. Diante desse cenário contemporâneo, cabe refletirmos sobre as mediações pedagógicas realizadas nesses novos tempos de cultura digital e educação. Iniciamos o artigo com contextualizações sobre a educação a distância no Brasil. Descrevemos a estrutura de um curso de pós-graduação a distância, promovido pela UAB (Universidade Aberta do Brasil). Analisamos situações de interação entre alunos e professores em uma disciplina do curso. Finalizamos com algumas reflexões sobre a importância de uma boa interação entre professores e alunos a fim de que haja aprendizagens colaborativas e significativas.
Referências
BRASIL. Decreto n. 5800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
FILHO, P.A. Educação a Distância: Uma Abordagem Metodológica e Didática a partir dos Ambientes Virtuais. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 41-72, ago. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. Educação na Era Digital. A Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
SLOMSKI, V.G.; ARAÚJO, A.M.P de; CAMARGO, A.S.S; WEFFORT, E.F.J. Tecnologias e Mediação Pedagógica na Educação Superior a Distância. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Vol. 13, No. 1, Jan/Abr., 2016 pp. 131-150.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.