Inovação, Qualidade e Confiabilidade: em busca de uma nova metodologia pedagógica do ensino de engenharia no Brasil.

Autores

  • Modesto Guedes Ferreira Junior Unyleya Educacional

Palavras-chave:

Engenharia, Qualidade, Inovação, Confiabilidade, Estruturas Curriculares

Resumo

Qualidade significa que um produto ou serviço esteja em conformidade com a sua especificação publicada e atenda ou exceda as expectativas do cliente. Neste momento de falta de confiabilidade no Brasil, a educação torna-se uma prioridade imperativa no desenvolvimento e na promoção de uma maior igualdade entre os cidadãos brasileiros. Atualmente a elaboração de uma estrutura curricular de engenharia é a identidade e confiabilidade institucional perseguido pelos atuais e futuros discentes. A organização da estrutura de cursos de engenharia em núcleos iniciação, solidificação e emancipação possibilita o diálogo entre as disciplinas que compõem os núcleos bem como uma articulação entre os mesmos. Em vários campos da ciência, principalmente a Engenharia, surgem progressos para assentar as bases de um novo paradigma menos rígidos, e mais respeito da complexidade que vem sendo detectada nas técnicas, gerenciamento e planejamento estratégico das empresas e na sociedade em geral.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças e ALVES, Leonir Pessate, (Orgs). Processos de Ensinagem na Universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10ª edição, Editora Univille. 2012.

Da Costa, Bruno Barzellay Ferreira. A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico Brasileiro. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 13, n. 28, p. 18-36, mai./ago. 2017.

DE CASTRO R. N. A. Teorias do Currículo e suas Repercussões nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia. Revista Educativa. Goiânia. 2010.

TREVISAN, A.L., MENDES, M.T., Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo. R. B. E. C. T., vol 6, núm. 1, jan-abr. 2013.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Guedes Ferreira Junior, M. (2020). Inovação, Qualidade e Confiabilidade: em busca de uma nova metodologia pedagógica do ensino de engenharia no Brasil. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(1). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/19

Edição

Seção

Práticas profissionais: Educação