REVELAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: Os Retratos de África Precedidos pelo Retrato do Professor
Palabras clave:
História da África. Colonialidade. Formação de Professores. Interculturalidade.Resumen
Reflito neste trabalho como docentes da Educação Básica, em redes públicas de ensino, abordam a História da África e dos africanos em contexto diaspórico a partir da visão que têm construída a respeito do continente e dos afrodescendentes. Neste sentido analiso as posturas docentes, com formações diversas, reveladas nas dissertações de mestrado de Silva (2010), Conceição (2010), Fernandes (2014) e Farias (2015), que pesquisaram a implementação da Lei n.º10.639/2003 em municípios da Baixada Fluminense, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Faço isto a partir dos pressupostos dos autores que discutem a Modernidade e a Colonialidade e a Interculturalidade crítica. Percebe-se que há interpretações variadas acerca do continente Africano, incorreções históricas e geográficas, e uma visão estereotipada da África, dos africanos e de seus descendentes, por vezes preconceituosas. Nota-se a necessidade de maior investimento em formação continuada de professores em uma perspectiva da Interculturalidade Crítica.
Citas
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