O TRABALHO COMO PROCESSO HISTÓRICO-SOCIAL: apontamentos sobre sua centralidade ontológica
Palabras clave:
Trabalho; Teleologia; Práxis Social; Processo de trabalho.Resumen
Este artigo objetiva realizar uma reflexão acerca dos fundamentos teóricos e históricos sobre a centralidade ontológica da categoria trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em busca de um breve aprofundamento sobre o tema, pela necessidade de revisão de alguns conceitos, como trabalho, teleologia, práxis social e processo de trabalho. As reflexões teóricas constatam que o desenvolvimento e a diferenciação gradativa do ser social têm sua gênese no próprio trabalho. Isto é, o trabalho é a categoria geradora na gênese e no desenvolvimento do ser social, atividade própria do ser humano, que propicia a sua autocriação e, por isso, oportuniza sua reprodução ampliada.
Citas
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.
LARA, R. Da atividade humana sensível à ciência real unificada. SOUZA, J. e ARAÚJO, R. (org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá: Práxis: Massoni, 2010.
LUKÁCS, G. As Bases Ontológicas da Atividade e do Pensamento do Homem. Revista Temas, São Paulo: Ciências Humanas, nº 4, 1978.
______. Para uma ontologia do ser social 2, São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. O capital: crítica da economia política, Livro I, 19ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.
______. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução [de] José Paulo Netto e Maria Antônia Pacheco. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
NETTO, J. P; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo; Cortez, 2009.
SANTOS, R. E. dos. Notas sobre a importância do trabalho na ontologia de Georg Lukács. Revista Estudos Filosóficos nº 2, (versão eletrônica), DFIME – UFSJ - São João Del-Rei-MG, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya -ISNN digital 2675-9993

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação Sem Distância publica trabalhos que se enquadram em sua linha editorial, voltados para pesquisas, inovações, práticas pedagógicas e profissionais e projetos de extensão que dialoguem com a Educação a Distância (EaD) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As submissões devem estar em conformidade com as normas éticas de publicação, respeitar os direitos autorais e seguir rigorosamente as normas da ABNT indicadas nas diretrizes para autores. O processo de avaliação é realizado em sistema de revisão por pares duplo-cego, garantindo isenção e qualidade acadêmica.
Os conceitos e ideias expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a posição da revista ou da instituição mantenedora.
Todos os trabalhos aceitos para publicação são disponibilizados em acesso aberto e licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo uso, compartilhamento e adaptação do conteúdo, desde que citados corretamente os autores e a revista.