AS CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE BURNOUT IDENTIFICADAS EM POLICIAIS MILITARES

Autores

  • Fabrício Ramos Penedo Unylaya/professor
  • Wilson Paz da Silva
  • Rodrigo Câmara de Queiroz
  • Gleiner Vinicius Vieira Costa
  • Victor Rafael Vieira Costa
  • Luiz Rogério Cordeiro de Oliveira
  • Wesley Pinto da Silva
  • Simone Godinho Loureiro

Palavras-chave:

Trabalho em saúde;, Segurança Alimentar Ambulante. Sustentabilidade. Condições Higiênico Sanitárias.

Resumo

Antigamente era verificado um acréscimo nos indicadores de violência, demonstrados nos segmentos de segurança pública. Esse aumento da violência tem demandado políticas mais importantes de segurança pública e por consequência, incorrido um aumento de atividades físicas e emocionais aos trabalhadores de diversos segmentos. O presente trabalho propõe como objetivo geral a apresentação das soluções necessárias, a fim de auxiliar o tratamento da Síndrome de Burnout, que podem ajudar o psicólogo em suas rotinas, e como objetivos específicos: indicar as características da Síndrome de Burnout, e sua interação com policiais militares e; verificar a bibliografia disponível (artigos, normas e resoluções), quanto à temática abordada. A natureza dessa pesquisa é do tipo qualitativo com pesquisa bibliográfica realizada em artigos científicos, livros e teses das bases científicas: SCIELO, Google Acadêmico, PUBMED e Periódicos CAPES, que tratem da referida temática associada a Síndrome de Burnout que podem ajudar o psicólogo em suas rotinas. Foi tratado, primeiramente, o levantamento teórico de artigos científicos do período entre os anos de 2014 a 2021, e posteriormente a redação e discussão dos resultados encontrados. A Síndrome de Burnout apresenta-se como um dos contemporâneos problemas psicossociais e emerge como uma consequência aos estressores interpessoais ocorridos na situação laboral.

Referências

ALVES, Joatã Soares Coelho; BENDASSOLLI, Pedro Fernando; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Trabalho emocional e burnout: um estudo com policiais militares. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 35, n. 3, p. 459-472, 2017.

ASCARI, Rosana Amora et al. Prevalência de risco para síndrome de burnout em policiais militares. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 2, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Síndrome de Burnout. Saúde Brasil - dicas de saúde para uma vida saudável e de qualidade. Disponivel em <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout> 2021.

CHAVES, Maylla Salete Rocha Santos et al. Síndrome de burnout e qualidade do sono de policiais militares do Piauí. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 16, n. 4, p. 436-441, 2018.

CODO, Wanderley; VASQUES-MENEZES, Iône. O que é burnout. Educação: carinho e trabalho, v. 2, p. 237-254, 1999.

GUIMARÃES, Liliana AM et al. Síndrome de Burnout e qualidade de vida de policiais militares e civis. Revista Sul Americana de Psicologia, v. 2, n. 1, p. 98-122, 2014.

MENEGALI, Talita Thizon et al. Avaliação da síndrome de burnout em policiais civis do município de Tubarão (SC). Rev Bras Med Trab, v. 8, n. 2, p. 77-81, 2010.

SILVA, Cleyton Cézar Souto et al. A síndrome de burnout entre policiais civis. Revista Mineira de Enfermagem, v. 22, p. 1-7, 2018.

TRIGO, Telma Ramos; TENG, Chei Tung; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 34, p. 223-233, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Ramos Penedo, F., Paz da Silva, W., Câmara de Queiroz, R., Vinicius Vieira Costa, G., Vieira Costa, V. R., Cordeiro de Oliveira, L. R., Pinto da Silva, W., & Godinho Loureiro, S. (2022). AS CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE BURNOUT IDENTIFICADAS EM POLICIAIS MILITARES. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 4(2). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/167

Edição

Seção

Artigos de pesquisa