POPULAÇÃO LGBTQIA+ E POLÍTICAS PÚBLICAS: Garantia e desmonte de direitos na conjuntura brasileira
Palabras clave:
Políticas Públicas, LGBTQIA , gênero, sexualidade, política, direitosResumen
Este trabalho visa aprofundar o estudo sobre a população LGBTQIA+ a garantia e desmontes das Políticas Públicas na atual conjuntura brasileira. A partir da crescente estagnação dos direitos e os desmontes a qual a população está acometida foi despertado o interesse em realizar um estudo sobre tal tema. Tendo em vista a importância das políticas públicas como mecanismo de solução de problemas da sociedade, sendo que, estamos precisando dar visibilidades para as pautas das minorias e reverter o pensamento heteronormativo a qual estamos inseridos. O artigo tem como foco o atual governo e seus desmontes, promovendo conflitos ideológicos e dificultando a aprovação de novas políticas públicas para tal população. Descrever sobre sexualidade e gênero, identificar as diversidades encontradas atualmente, apresentar como se deu o início dos Movimentos Sociais voltados a população LGBTQIA+ os primeiros grupos de apoio e como esses grupos foram e são importantes para a garantia dos direitos da população. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho se deu através de uma pesquisa bibliográfica, a partir da leitura e análise de autores que discutem sobre o tema. O atual trabalho aborda questões relativas aos direitos sexuais e políticas públicas para a população LGBTQIA+. Apresenta marcos políticos executados pelo Governo Federal e seus reflexos em relação a realidade.
Citas
BORTOLOZZI, Remom Matheus. Mosaico de Purpurina: revisitando a História do Movimento LGBT no Brasil. V.13, N.3. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. 2019.
DE ARAÚJO, Mariana Gomes Lúcio; DE SOUSA, Richard Perassi Luiz. A Marca Rainbow Flag-LGBTQIA+ no Design Gráfico Publicitário. São Paulo: Blucher, 2020.
DE JESUS, Jaqueline Gomes. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília. 2012.
FACCHINI, Regina; FRANÇA, Isadora Lins. De cores e matizes: sujeitos, conexões e desafios no Movimento LGBT brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro, Brasil. Revista Latinoamericana - Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, 2009.
FEITOSA, Cleyton. Do “Kit Gay” ao “Ministério da Família”: a desinstitucionalização das políticas públicas LGBTI+ no Brasil. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 74-89, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt. Acessado em: 15/09/2021.
FERREIRA, Vinicius; SACRAMENTO, Igor. Movimento LGBT no Brasil: violências, memórias e lutas. V.13, N 2. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação Em Saúde, 2019.
GUARESCHI, Neusa Maria de Fatima. Problematizando as práticas psicológicas no modo de entender a violência: Violência, gênero e políticas públicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
GESTALDI, Alexandre B. F.; MOTT, Luiz; DE OLIVEIRA, José M. D.; AYRES, Carla S. L. da S.; SOUZA, Wilians V. F.; DA SILVA, Kayque V. C. Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil. 1. ed. 2020: Relatório. Florianópolis: Editora Acontece Arte e Política LGBTI+, 2021.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos; Porto, Isaac. Qual é a cor do invisível? A situação de direitos humanos da população LGBTI negra no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos, 2020.
MOORE, Henrietta. Compreendendo sexo e gênero. Companion Encyclopedia of Anthropology. London: Routledge,1997.
MISKOLCI Richard, PEREIRA, Pedro P. G; Educação e Saúde em disputa: movimentos anti-igualitários e políticas públicas. Botucatu: Interface, 2019.
NASCIMENTO, Andrew F. Os primeiros grupos de afirmação homossexual no Brasil contemporâneo. Vol. 7, n. 13. Albuquerque – revista de história. Jun, 2015, p. 62-84.
SOUZA, Camila C. De C. Políticas Públicas para população LGBT no Brasil: do estado de coisas ao problema político. VII Jornada Internacional Políticas Públicas, 2015.
TRINDADE, Ronaldo. O mito da multidão: uma breve história da parada gay de São Paulo. Revista Gênero, v. 11, n. 2, 2011.